• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Seminário debate educação em comunidades quilombolas

Seminário no Recife debate educação em comunidades quilombolas

Em uma iniciativa inédita no País, a Secretaria de Educação e Cultura de Pernambuco (Seduc) realiza um seminário para discutir a educação nas comunidades quilombolas, a partir desta segunda, das 8h às 18h, no Recife Park Hotel, em Boa Viagem. Mesas redondas, palestras e debates vão compor a programação do evento, que segue até a sexta-feira (31), com as presenças de professores das escolas estaduais e municipais, bem como representantes da Comissão Pastoral da Terra, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da população quilombola e dos povos indígenas.

Pernambuco possui 96 grupos quilombolas, no entanto, apenas a comunidade de Conceição das Flores, em Salgueiro, no Sertão do Estado, oferece uma escola com ensino médio. Segundo a Seduc, “as outras possuem apenas o ensino fundamental I (de 1ª a 4ª série), e existem ainda aquelas onde não há sequer uma unidade de ensino”.

Para a secretária-executiva de Desenvolvimento da Educação, Sara Lima, “a idéia é traçar políticas públicas para uma sociedade pluriétnica, assim como tratar a educação para essas comunidades (quilombolas), levando em conta a diversidade e o respeito à história desses povos”. Ela acrescenta que também se pretende fazer “um resgate histórico para que isso possa ser estudado nas demais escolas”, já que o currículo escolar vai contemplar a história da África e dos afrodescendentes.

Os participantes vão contar com palestra do pesquisador Manuel Nascimento da Costa sobre “A cultura e a nação africana”, além das discussões sobre tombamento de terreiros com o geógrafo Rafael Sanzio Araújo dos Anjos, um dos maiores pesquisadores da cultura afro-descendente e especialmente dos povos quilombolas, e o antropólogo e professor da Escola de Artes do Rio de Janeiro, Raul Geovanni da Motta Lody.

SERVIÇO:

Seminário sobre educação em comunidades quilombolas
De 27/03 a 31/03, das 8h às 18h
Local: Recife Park Hotel, na Rua dos Navegantes, 09, Boa Viagem

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo