• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Quilombo comercializa quatro toneladas de banana

Por meio do Programa de Compra Antecipada Especial da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a comunidade quilombola de Ivaporunduva, no Vale do Ribeira, vendeu quatro toneladas de banana. As frutas foram repassadas a entidades assistenciais de Campinas.

Cerca de 30 famílias da comunidade produzem banana por meio de técnicas de agricultura orgânica, com apoio do Instituto Socioambiental (ISA). A comercialização por meio do Programa de Compra Antecipada foi viabilizada com apoio da Fundação Instituto de Terras (Itesp), responsável pela emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf, o que permitiu a formalização do projeto junto à Conab.

De acordo com o ISA, a previsão é de que, até o final do ano, outras 44 toneladas de banana orgânica sejam entregues ao banco. O instituto destaca principalmente as condições de comercialização garantidas pelo projeto, especialmente a eliminação dos atravessadores, o que deve aumentar a margem de lucro dos quilombolas em até três vezes.

O objetivo agora é envolver outros produtores quilombolas e entidades incluídas no banco de alimentos de Campinas que, nesta primeira etapa, não puderam ser contempladas. Além disso, espera-se que o projeto possa ter continuidade em 2006.

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo