• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Quilombo da Lagoa Rodrigo deFreitas

O quilombo do Sacopã abrange cerca de 18 mil metros quadrados nas proximidades da Lagoa Rodrigo de Freitas, zona nobre do município do Rio de Janeiro onde o metro quadrado vale cerca de 10 mil reais. A comunidade tem mais de 20 pessoas e os quilombolas do Sacopã mantêm a posse da área há mais de 100 anos. “Quando chegamos aqui, só havia cabritos”, conta José Luiz Pinto Júnior, o Luiz Sacopã.

Com a retirada de favelas da região feita pela prefeitura do Rio de Janeiro há 60 anos, o patriarca das famílias do Sacopã, Manoel Pinto Júnior, entrou com uma ação de usucapião que completa 30 anos de duração, em 2005. “Os que saíram e viraram as costas, tiveram prédios construídos (nas suas terras)”, explicou Luís Sacopã. Julgada procedente na primeira instância a sentença foi contestada por representantes de condomínios verticais que cercam a área do Quilombo do Sacopã e que conseguiram decisão favorável, em 5 de abril 2005.

Os quilombolas do Sacopã recorreram da segunda decisão e aguardam a visita da ministra
Matilda Ribeiro (SEPPIR), agendada para 22 de setembro.

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo