• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

RJ – Marambaia – Quilombolas empossam diretoria

Nova presidente promete intensificar luta pelos direitos dos quilombolas da Ilha da Marambaia

WELINGTON CAMPOS

A Associação de Moradores da Comunidade Remanescente de Quilombo da ilha da Marambaia (Acrqimar) empossou no último domingo, dia 10, a nova diretoria que cumpre mandato até 2007. Como a comunidade ainda luta por uma sede, o evento aconteceu na Praia Grande, na casa da remanescente Beatriz Inocêncio. A cerimônia, conduzida pela segunda secretária da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Estado do Rio de Janeiro (ACQUILERJ), Laura Maria dos Santos, contou com a presença do presidente da Associação dos Pescadores da Ilha, da Marambála (APIM), Paulo Fernandez; da representante da Prefeitura de Mangaratiba e administradora da Marambaia, Joeci Gomes; do presidente da ACQUILERJ, Ronaldo dos Santos; e do representante da Associação da ilha de Jaguanum, João Corrêa.

Em seu discurso, o ex-presidente, Dionato de Lima, o Naná, fez um retrospecto da sua gestão como primeiro presidente da Acrqimar e citou as dificuldades. “Hoje estamos em terceiro lugar entre os remanescentes reconhecidos em todo o pais. Se não somos titulados ou não demarcaram nossas terras foi porque esbarramos em alguma coisa. Todos sabem de quem estamos falando”, disse Naná, referindo-se à Marinha, que proibiu a entrada do Incra, na Ilha. “Eu lutei junto com a minha diretoria e estou apoiando a nova gestão, para darmos continuidade a nossa luta”, garantiu o ex-presidente.

Administradora da ilha, Joeci Gomes disse que a prefeitura vai melhorar o atendimento nas áreas de Saúde, educação, além de proporcionar melhores condições para que os moradores exerçam a atividade pesqueira na Ilha da Marambaia.

Já a presidente Vânia Guerra fez questão de ressaltar o importante avanço da comunidade na gestão anterior. “Há dois anos nos reunimos para empossar o primeiro presidente para que fôssemos reconhecidos. Hoje, espero contar não só com a minha diretoria, e sim, com todos e principalmente os. jovens que vão dar continuidade a nossa luta. A Acrqimar é responsabilidade de todos”, lembrou Vânia, depois de receber de Dionato Lima os documentos da entidade, simbolizando a transmissão do cargo. No final, os convidados foram recepcionados num coquetel.

Diretoria

Aloísio Barcelos (Vice-presidente), Alessandra Guerra (1ª Secretária), Fábio Marçal (2º Secretário), Leonardo Sant´ana, (1º Tesoureiro), Lázaro Bruno (2º Tesoureiro), Ademir Sant’ Ana (Presidente do Conselho Fiscal), Jorge Alves (Vice-presidente do Conselho Fiscal), Ana Carla ( Secretária do Conselho Fiscal), José Antonio Alves (1º Diretor Social e Cultural), Maria Conceição Lima (2ª Diretora Social e Cultural), Denílson Juvenal (Diretor de Pesca), Dionato de Lima Eugênio (Conselheiro) e Welington Campos (Assessor da Imprensa).

________________________________________________________________

Liderança estadual destaca a luta dos quilombos

Durante a posse de Vânia Guerra o presidente da ACQUILERJ, Ronaldo dos Santos, falou sobre os 30 anos de luta pelas terras do quilombo Campinho da Independência, em Paraty, do qual faz parte. Ele disse que muitos partiram e não viram a luta chegar ao fim em 1999. “Eu vi o brilho nos olhos do meu avô, que aos 77 anos botava as mãos no título de propriedade das terras. Por mais desanimador que pareça, a luta tem como destino a vitória do quilombola”, disse, incentivando os ilhéus.

Ronaldo dos Santos disse ainda que a comunidade da Marambaia receberá dos computadores que estão guardados no quilombo do Sacopã, no Rio de Janeiro. E já está entrando em contato com a prefeitura de Mangaratiba para fazer o transporte das máquinas. Não é porque a comunidade não tem acesso à energia elétrica que não pode receber os computadores. Pelo contrário, é mais um motivo para acelerar a vinda da energia. A ACQUILERJ é mais uma parceira nessa caminhada rumo à titulação das terras e ao desenvolvimento da comunidade. A Marambaia está se juntando numa luta que não é só da comunidade e sim dos quilombos do Brasil”, conclui Ronaldo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo