• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

CE – Arca das Letras

Arca das Letras implanta 75 bibliotecas no Ceará

O Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras, da Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), amplia sua presença no Ceará e inclui 75 assentamentos das regiões de Canindé e Tamboril na política de incentivo à leitura para o meio rural. A capacitação de Agentes de Leitura e a solenidade de entrega das bibliotecas serão realizadas nesta quarta-feira (27), no assentamento Todos os Santos, em Canindé, e na quinta-feira (28), no Colégio Paulo Timbó, em Tamboril. Mais de 4.500 famílias serão beneficiadas com a chegada das bibliotecas aos assentamentos dos municípios de Itatira, Irauçuba, Paramoti, Caridade, Canindé e Tamboril.

Os eventos contarão com a presença de autoridades do Ministério do Desenvolvimento Agrário, de representantes dos parceiros do Programa – Ministério da Justiça/Depen, Ministério da Educação/FNDE e Ministério da Cultura – e dos apoiadores, como o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Projeto Dom Helder Câmara (PDHC) e Banco do Nordeste.

Na quinta-feira, às 17 horas, haverá o lançamento da produção de Arcas das Letras na Penitenciária Instituto Professor Olavo Oliveira (IPPO2), em Fortaleza. A equipe de coordenação nacional do Programa estará na penitenciária com representantes da Secretaria de Justiça e Cidadania e da Secretaria de Agricultura, inaugurando a produção de Arcas no Ceará, conforme convênio estabelecido com o Ministério da Justiça para desenvolvimento do Programa Arca das Letras em outras reas rurais do estado.
A biblioteca-piloto do Programa Arca das Letras no Ceará foi instalada, no ano passado, no assentamento Santana, em Monsenhor Tabosa, e o lançamento do Programa de Bibliotecas Rurais aconteceu na 6ª Bienal Internacional do Livro do Ceará, quando foram implantadas 30 Arcas das Letras em assentamentos dos municípios de Quixadá, Quixeramobim, Choró e Banabuiú, em parceria com o Projeto Dom Helder Câmara. Agora, o programa chega a assentamentos estaduais e federais da região de Canindé e Tamboril, com o apoio do governo do estado, Incra, Banco do Nordeste, Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e do Banco do Brasil/Fome Zero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo