• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Iniciativa promovida pela Elẹ́gbára cursos marca o dia nacional de combate à intolerância religiosa em Estrela (RS)

Por Josy Azeviche

A atividade aconteceu em Estrela (RS) e propôs debate e reflexão à cerca da necessidade de promoção do acesso à informação no combate a intolerância e pelo direito à liberdade de culto religioso

Instituído em 2007 por meio da lei 11.635, em homenagem a Iyalorixá Gildásia dos Santos, conhecida como Mãe Gilda de Ogum, vítima de intolerância religiosa no final de 1999, a data é também uma referência ao Dia Mundial da Religião e tem o objetivo de promover o respeito a liberdade religiosa e o diálogo inter-religioso. A data foi marcada por uma série de atividades organizadas, apoiadas e realizadas em parceria por KOINONIA, uma entidade ecumênica de serviço composta por pessoas de diferentes tradições religiosas, reunidas em associação civil sem fins lucrativos, em estados como Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Alexandre Magno da Glória, candomblecista, idealizador da Elegbará e organizador da atividade, a data “reforça a necessidade urgente que a população tem de promover debates sobre a importância do respeito à diversidade religiosa em nossa sociedade, bem como, o caráter laico que têm o Estado brasileiro” aponta.

De acordo com o II Relatório sobre intolerância religiosa: Brasil, América Latina e Caribe houve aumento dos casos de intolerância religiosa no Brasil, e a certificação de que maior parte dos casos está entre religiões de matriz africana.

Ainda segundo o relatório “se fez necessário para o entendimento e compreensão de que a intolerância religiosa e o racismo têm as suas bases de fundamentação muito próximas. Entretanto precisamos pontuar que a intolerância religiosa e racismo são ações criminosas diferentes e, por mais que tenham as mesmas raízes, elas precisam ser pontuadas e compreendidas em suas fundamentações. Tanto por trás das ações de intolerância como de racismo estão em seu centro a ideia de superioridade x inferioridade e as construções sobre a identidade do outro”.

Com o intuito de promover o fortalecimento e a construção de espaços que promovam a reflexão sobre a importância da diversidade dos costumes, fé e doutrinas na formação história e cultural do Brasil o evento contou com as presenças de religiosos de diferentes crenças e autoridades públicas e educacionais além da comunidade do Vale do Taquari, dentre as pessoas presente estiveram Mãe Heloísa de Oxum; Camila Marques, AFROBLACK; Edoarda Sopelsa Scherer, CREDEIR Sul III; Sr. Joel Barcelos Mallmann, Secretário Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Estrela – RS além do Padre Gabriel Zucki Bagatini, Santuário Santo Antônio.

A iniciativa contou com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer de Estrela (RS), KOINONIA – Presença Ecumênica e Serviço e da Revista Senso.

Fontes:

Agência Senado

Elegbara Cursos

Unesco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo