• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Indignação, Ação e Fé

Arte: Reprodução da Internet

Por Ana Gualberto

Hoje, dia 02 de fevereiro, adoraria abrir o computador para escrever sobre coisas boas, a energia mágica de Yemonja que toma conta da cidade de Salvador e tal, da festa, do meu incômodo com os turistas que negam a negritude da Orixá, Inkissi, Vodun, mas vou escrever sobre dor e indignação.

Confesso que não tive coragem de ver os vídeos da família de Moise Mugenyi, jovem congolês torturado e assassinado na Barra da Tijuca (RJ). Simplesmente me faltou, e continua a faltar, coragem de ouvir e ver. Moise vem ao Brasil para fugir da guerra instaurada no Congo e é vítima da guerra do racismo, da falta de humanidade. Como explicar isso?

Tivemos uma onda desde o assassinato de George Floyd de visibilização dos crimes brutais que o racismo permite cotidianamente. Aqui no Brasil, João Alberto Freitas, Bruno e Yan Barros da Silva, mortos nos supermercados, as crianças Lucas Matheus, Alexandre e Fernando Henrique, desaparecidos por meses até a polícia concluir que foram assassinados, isso trazendo três exemplos. Trago estes exemplos para elucidar o quanto continuamos a não ser vistos como gente, pessoas, humanos, cidadãos. E nesses três casos são brasileiros… Imagina para um africano… Como ele se atreve a cobrar os dias trabalhados? Como ele se atreve a achar que tem direitos?

Lamento profundamente que os sonhos de um jovem migrante se acabem deste jeito, que sua família sofra a perda prematura e bárbara deste jovem. Lamento do fundo de minha alma. São muitas mulheres e homens negros chorando suas perdas, clamando por justiça, com suas vidas impactadas para sempre com os efeitos monstruosos do racismo.  

O racismo continua a negar nossa humanidade e a tentar apagar nossa existência. Continuamos a não ser vistos pelos nossos, são por muitas vezes mãos negras que puxam os gatilhos, impunham os paus e pedras, constroem os textos que nos ferem pelas redes sociais. O racismo faz com a gente não se enxergue no outro e na outra, ele constrói que a humanidade é branca, destrói nossa empatia, busca a todo tempo anular nossa história e nossa identidade.


São muitas artimanhas do racismo, mas tudo o que é construído pode ser modificado.


A pauta antirracista tem sido apontada por várias pessoas, organizações, coletivos como se fosse apenas escrever em suas redes sociais que são comprometidas e contra o racismo. Entretanto, a pauta antirracista requer mudanças profundas, desde entender-se enquanto racista até abrir mão de privilégios e poder. Não vou me aprofundar nas etapas, recomendo que leia Grada Kilomba, Memórias da Plantação, em que ela faz uma compilação de episódios cotidianos de racismo, escritos sob a forma de pequenas histórias psicanalíticas. Ela pontua desde as políticas de espaço e exclusão às políticas do corpo e do cabelo, passando pelos insultos raciais. Neste livro ela desmonta, de modo incisivo, a normalidade do racismo, expondo a violência e o trauma de se ser colocada/o como outra/o. Leia a Grada e leia também as escritoras/es brasileiros que estão produzindo demais. Vou colocar uma listinha no final deste textinho. Mas voltando à minha reflexão inicial: ser antirracista é mudança de atitude, é assumir que sim, também reproduzo o racismo, sim fui e sou omisso em diversas ocasiões… Mas, de posse desta constatação, o que faço? Esse é a questão: Mudança.


E aí não adianta ficar perguntando para nós, as pretas, o que fazer e como fazer. Tenho que dizer que isso é chato demais, cansativo demais. Não fomos nós que criamos o racismo, mas a gente é bem generoso e quer o mundo para todas as pessoas, então a gente até ajuda a resolver. Aliás, é o que mais temos feito desde nossa chegada neste continente por meio de sequestros. É preciso assumir seu B.O. para poder resolvê-lo. É preciso mudar as atitudes para destruir o racismo, ir muito além das falas e dos posts nas redes sociais. Olhar a seu redor e ver onde estão as pessoas negras, compreender que as estruturas são criadas e, portanto, podem e devem ser modificadas. E que isso é nosso papel enquanto sociedade.


Onde estaria você nos episódios de assassinato destes homens negros acima descritos?


a) ia fingir que não via e seguiria
b) ia questionar se era bandido e, mediante a afirmação, seguiria seu caminho
c) ia fazer o vídeo de denúncia
d) ia tentar impedir
e) outra ação…

A gente precisa pensar porquê isso acontece o tempo todo, ao nosso lado, todos os dias.
Onde você está na construção de uma sociedade menos racista?
E em tempo de ouvir todo mundo gritando “Odoyá”: entenda que esta divindade é negra, é africana. Não é loura, não é morena, é negra! Ela é “a mãe cujo os filhos são peixes”, que acolhe este oceano de diversidade, desde que ela seja respeitada, reverenciada e amada em sua essência.
Tenha piedade de nós Mãe Yemonja, hoje e em todos os dias!!! Odoyá!!!!

Dicas de autoras/es da Ana Gualberto. Vai, ninha/o, se instruir!


Abdias do Nascimento
Beatriz do Nascimento
Fatima Oliveira

Helena Theodoro
Djamila Ribeiro
Lélia Gonzalez
Silvio Almeida
Roseane Borges
Joice Berth
Katiúscia Ribeiro
Carla Akotirene
Benilda Brito
George Oliveira


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo