• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

21 anos do 21 de janeiro: e a memória ancestral de Mãe Gilda de Ogum segue viva!

Lançando Mostra Cultural, o Selo “Racismos e intolerâncias NÃO!” E realizando ato virtual, KOINONIA atua em mais uma semana de afirmação da liberdade religiosa o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Em 2021 marcam 21 anos do falecimento de Mãe Gilda de Ogum, Iyalorixá que deu origem ao Dia de Combate à Intolerância. No candomblé é celebrado o rito do axexê de 21 anos.

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, Lei 11.635/2007 é uma homenagem à Mãe Gilda de Ogum, do terreiro Ilê Axé Abassá de Ogum, localizado na Bahia.

Em 21 de janeiro do ano 2000 Mãe Gilda faleceu após sofrer um infarto, ocasionado pela intolerância religiosa provocada pela Igreja Universal do Reino de Deus, que usou o seu jornal para atacar os seus filhos de santo e chamá-la de charlatã. Ela também teve o seu terreiro invadido e depredado por fundamentalistas.

A intolerância religiosa que matou Mãe Gilda é uma das diversas faces do racismo estrutural presente no País, racismo religioso que diariamente atinge, sobretudo, os integrantes de religiões de matriz africana: umbanda e candomblé, como mostram os dados de um levantamento realizado pelo Disque 100- Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, publicado no site Brasil de Fato.

Segundo a pesquisa, apenas no primeiro semestre de 2019 houve um aumento de 56% de denúncias de intolerância religiosa, em comparação com o ano de 2018. A maior parte delas realizadas por candomblecistas e umbandistas. No total, foram 354 denúncias, contra 211 do ano anterior.

Entre 2015 e o primeiro semestre de 2019 o Disque 100 registrou 2.722 casos de denúncias, uma média de 50 por dia, mostrando que apesar de uma lei que criminaliza a intolerância ela permanece se fazendo presente, e por isso, é uma das principais pautas de Koinonia: combater qualquer tipo de intolerância e preconceito.

Este ano seria um ano especial para os praticantes do candomblé, é celebrado o axexe de 21 anos da morte de Mãe Gilda, ritual funebre dentro da religião, cerimônia que também ocorre nos dias que sucedem o falecimento, após o enterro. Porém, devido à pandemia, algumas ações foram modificadas.

Ainda assim, muitos eventos acontecerão e Koinonia estará presente em vários deles, seja apoiando, seja participando ou produzindo, como temos feito em nossas redes sociais.

Iniciamos a semana com uma live, realizada no instagram da organização, na qual a coordenadora, Ana Gualberto, e o direto executivo, Rafael Soares, falaram sobre intolerância religiosa e como combatê-la.

No dia 19 lançamos o selo “Racismos e intolerâncias: NÃO!”, uma forma de marcar o nosso posicionamento contra as intolerâncias e incentivar outras organizações e pessoas da sociedade civil em geral a se posicionarem também. Durante todo o ano usaremos este selo em todas as nossas publicações, e ele já está disponível em nosso site para ser baixado por quem tiver interesse. (kn.org.br/noticias/racismo-intolerancia-nao), pois juntos somos mais fortes.

No próximo dia 21, lançaremos a Mostra Cultural Liberdade e Direito, que nesta primeira edição visa celebrar o Dia de Combate à Intolerância. A mostra se propõe a utilizar a cultura para possibilitar reflexões, sobretudo no atual momento político em que vivemos.

Contamos com as presenças encantadoras dos cantores e ativistas culturais Rebeca Tárique, Maiara Silva e Carlos Barros. Rebeca é cantora, historiadora, Sacerdotisa de Oyá e militante do Movimento Negro. Maiara é poeta escritora, mobilizadora e produtora cultural. Já Carlos, é cantor, professor de história e mestre em ciências sociais. Iniciado no Candomblé para Oxóssi, ele tem dois álbuns lançados – Cantiga vem do Céu (2009) e Antes da próxima estação (2014).

Também no dia 21 nos somamos junto à pessoas religiosas de diferentes fés, em uma celebração virtual que foi construída coletivamente, e contará com testemunhos, orações, canções e meditações de diferentes traduções. Acompanhe através da transmissão ao vivo em nossas páginas do Facebook. Uma data importante e necessária, ainda mais em tempos nos quais o fundamentalismo age para afastar e opor pessoas de fés diferentes.

Dentre os eventos que participaremos e apoiaremos, estão:

– Live com o ritual no busto de Mãe Gilda, na Lagoa do Abaeté, em Salvador. O evento será transmitido pelo instagram do Axé Abassa de Ogum e ocorrerá a partir das 8h do dia 21.

– Ana Gualberto, coordenadora de Koinonia, juntamente com Ìya Márcia de Ogum, participará de uma roda de conversa no CEBIC (Conselho Baiano de Igrejas Cristãs), ocasião em que falarão sobre o Candomblé. Também no dia 21, o evento será transmitido pelo canal do YouTube de CEBIC.

– Camila Chagas, advogada de Koinonia, participará de uma roda de conversa no canal do You Tube do Cuxi Coletivo Negro Evangélico, onde falará sobre O Pecado do Racismo Religioso. A roda será no dia 21 às 20h30.

-Rafael Soares, Ogan d’Oxossi da Casa Branca e diretor-executivo de KOINONIA, mediará a mesa Religiões no campo do Direito, às 11h, no IV Seminário Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos, realizado pelo CEAP (Centro de Articulação de Populações Marginalizadas e CCJF (Centro Cultural Justiça Federal.

Toda a programação de Koinonia e divulgação de eventos nesta semana de extrema importância estará disponível em nossas redes sociais, Instagram, Facebook, Twitter e YouTube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo