• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Terreiro de candomblé é invadido pela segunda vez por traficantes em Nova Iguaçu

Um terreiro de candomblé foi invadido pela segunda vez por traficantes em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O espaço foi invadido na última segunda-feira, dois anos após ter sido depredado e ter ficado fechado por três meses por ordem de criminosos. Vizinhos relataram que os invasores disseram que o imóvel agora é o “quartel-general” do tráfico.

Um membro do terreiro, que pediu para não ser identificado, contou que quatro homens pularam o muro do templo, por volta das 18 horas de segunda-feira, e arrancaram as câmeras de segurança. Em seguida, eles teriam começado um quebra-quebra.

— Os vizinhos disseram que ouviam barulho de coisas caindo no chão e eles falando: “quebra, quebra tudo. Agora é tudo nosso. Vai ser o quartel-general” — relatou o religioso.

É a segunda vez que o espaço, localizado no bairro Ambaí, é invadido por traficantes. Em setembro de 2017, um grupo de criminosos entrou no templo e quebrou boa parte dos assentamentos de orixás, considerados os itens sagrados mais importantes nos terreiros de candomblé. À época, filhos de santo chegaram a conversar com um líder do tráfico local e conseguiram convencê-lo a permitir a retirada dos objetos restantes.

Depois de três meses funcionando em outro espaço, a comunidade religiosa recebeu autorização do tráfico para retornar ao endereço, mas foi proibida de realizar festas públicas. Segundo um religioso, a investigação nunca foi concluída.

Além do barracão, onde são celebrados os ritos sagrados, o terreno de 1.200 m² também possui mais de vinte quartos de santo e uma casa, que é utilizada pelos membros do terreiro durante as funções religiosas. Um filho de santo contou que o babalorixá que lidera a comunidade não conseguiu recuperar nem mesmo os documentos do imóvel.

— Tudo está lá dentro: escritura, comprovantes de pagamento de IPTU, fora os eletrodomésticos e móveis. Pelos relatos dos vizinhos, os itens sagrados foram novamente destruídos, mas queríamos recuperar pelo menos a documentação — disse.

A ocorrência foi registrada na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) como violação de domicílio, constrangimento ilegal, dano e furto, além de ser enquadrada no artigo 20 da Lei Caó, que trata da discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. A Polícia Civil informou que dilligências estão sendo realizadas para apurar as circunstâncias do fato e que as investigações estão em andamento.

*Estagiário sob supervisão de Leonardo Cazes

FONTE: Jornal Extra em 28/03/2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo