• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Parceria entre Fundação Itesp, Sebrae e Faesp/Senar capacitam mais de 5 mil assentados e quilombolas

A parceria firmada desde 2011 entre a Fundação Itesp e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ofereceu capacitações a cerca de 3 mil beneficiários do Governo do Estado – agricultores familiares assentados e quilombolas. Até o final daquele ano, foram realizadas 138 atividades, incluindo cursos, palestras e encontros sobre empreendedorismo e planejamento da produção, totalizando 731 horas.

No segundo semestre de 2017, Itesp e Sebrae assinaram contrato para a realização de capacitações específicas para potencializar a cadeia leiteira e a produção agrícola dos assentados do Pontal do Paranapanema. Esse contrato, que vigora até abril, prevê 35 capacitações, incluindo Planejamento da Produção, Custos para Produzir no Campo e Encontros sobre Legalização do Produtor Rural, além de palestras com o tema Compras Públicas: como Vender para o Governo.

Além disso, a parceria entre a Fundação Itesp e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), firmada desde 2011, já beneficiou 2.062 agricultores familiares assentados e quilombolas, em diversas regiões do Estado. Entre 2011 e 2017 foram realizadas 126 capacitações, com temas relativos à formação profissional rural e à promoção social, que totalizaram 3.208 horas de cursos.

A amplitude dos eixos temáticos ofertada pelos docentes do Senar proporciona aos beneficiários do Itesp conhecimentos específicos em diversas áreas do meio rural. Entre os cursos oferecidos em 2017 estiveram os de Processamento Artesanal do Leite, Piscicultura em Tanque Escavado, Manejo e Tratos Culturais de Rosas e o Programa de Turismo Rural para as Comunidades Quilombolas, que integram o Circuito Quilombola Paulista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo