Cinco comunidades de Capelinha serão certificados como quilombolas
O secretário de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo de Capelinha, Lou Brito, foi informado pelo presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP), Elivaldo Oliveira Silva, que cinco comunidades rurais capelinhenses receberão certificação quilombola. O título será entregue no dia 22 de julho, na abertura das festividades do Galpão Cultural na Festa do Capelinhense Ausente. Elivaldo Oliveira virá à Capelinha especialmente para oficializar a certificação.
O documento garante o reconhecimento formal dos seus territórios como remanescentes de quilombos, e é um instrumento que permite a inclusão das famílias nas políticas públicas específicas para estes povos. As comunidades quilombolas são grupos étnicos que se autodefinem a partir das relações com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias.
O processo de certificação serve para garantir direitos historicamente negados a comunidades remanescentes de quilombos para valorizar suas atividades produtivas, além de possibilitar o acesso a várias políticas públicas que podem mudar a realidade destes povos.
Intermunicipal
Duas comunidades a serem certificadas são intermunicipais, ou seja, estão localizadas entre dois municípios: Fanadinho fica entre Capelinha e Angelândia, e Vendinhas está na região compreendida entre Capelinha e Vendinhas.
Mais informações pelo telefone: 3516-4011.