• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Sesap participa de ação educativa na Comunidade Quilombola em Ielmo Marinho

Na quarta-feira (18) técnicos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e representantes do Movimento Negro no estado promoveram rodas de conversas acerca do Sistema Único de Saúde e sobre a prevenção de doenças e agravos, na Comunidade Quilombola Nova Descoberta no município de Ielmo Marinho.

A pauta principal da agenda, segundo Eufrásia Ribeiro, subcoordenadora de Informação, Educação e Comunicação (SIEC) da Sesap, foram os impactos da Política de Saúde Integral da População Negra, que foi implementada no país em 13 de maio de 2009. “No mês de aniversário da política, buscamos discutir junto às comunidades negras e quilombolas como eles percebem no seu dia-a-dia o reconhecimento do racismo e das desigualdades étnico-raciais como determinantes sociais das condições de saúde dessa população. Além disso, falamos das doenças que a população negra está mais vulnerável, como o diabetes, a hipertensão arterial, as doenças falciformes e os miomas em mulheres. A receptividade é muito grande, percebemos que as pessoas se surpreendem e se comprometem a estarem mais vigilantes com a prática de hábitos mais saudáveis”, destaca.

O evento contou ainda com a participação de Elizabete Lima, assistente social e militante do Movimento Negro do RN, que falou da importância de todos se empoderarem da Política de Saúde Integral da População Negra. “Conhecimento é poder, e essa política é uma conquista de anos de luta do movimento negro no país”, disse Elizabete.

Para concluir Eufrásia Ribeiro falou ainda da importância da prevenção ao mosquito Aedes aegypti e das doenças provocadas por ele. A ação educativa foi promovida pelo Comitê Estadual de Saúde da População Negra e Quilombola, o município de Ielmo Marinho e as Organizações da Sociedade Civil: Coordenação Estadual de Quilombos do RN, a Kilombo RN, o Fórum da Juventude Negra e a Organização de Mulheres Negras do RN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo