• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Comunidade Quilombola da Barra da Aroeira divulga programação da Semana da Consciência Negra

Para comemorar o Dia da Consciência Negra, a Associação Comunitária Quilombola de Barra da Aroeira – ABARRA realiza a II Mostra Pluricultural da Barra e a Noite da Beleza Negra, em parceria com as idealizadoras do citado projeto, a pesquisadora Ana Marise Pereira Gomes, Ivete Azambuja, Rosa Inês do Carmo e colaboradores.
 
A programação da Semana da Consciência Negra, que acontece de 16 a 21 de novembro, na comunidade que está localizada no Quilombo Barra da Aroeira, às margens da Rodovia TO-247, Km166, Santa Tereza Tocantins, foi divulgada na última reunião do ano, realizada pela ABARRA, no dia 8 de novembro de 2015.
 
O presidente da ABARRA, Evercino Dias, ao falar da programação destacou a importância da festa tanto para a comunidade tanto para as pessoas que irão visitar o quilombo nos dias festivos.
 
 
Programação
 
Para iniciar a programação, na segunda-feira, 16, a Escola Horácio Rodrigues, sob a direção do Diretor e Prof. Pedro Lourenço, com o corpo docente, discente e a comunidade iniciará as atividades escolares com uma programação diversificada.
 
Já na quinta-feira, 19, acontece na Igreja São Domingos, a Missa em Ação de Graça, celebrada pelo Padre João Paulo.
 
No dia 21, às 21h, acontece a II edição da Mostra Pluricultural da Barra e a Noite da Beleza Negra da Aroeira, onde candidatas de 16 a 24 anos irão concorrer no Concurso Beleza Negra da Aroeira. Tem ainda apresentações culturais: maculelê, dança do lenço, samba do coco, Coral da Negritude Infantil, ofertório quilombola, valsa quilombola, Bumba meu boi, tocadores "Os Rodrigues", Baião das princesas. 
Barraquinhas de artesanatos, comidas típicas quilombola, vendas de produtos local, dentre outras e participação especial do Dj Ray quilombola.
 
De acordo com a Pesquisadora e Diretora de Projetos, Ana Marise Pereira Gomes, na semana que antecede as comemorações "teremos atividades envolvendo toda comunidade, utilizando uma metodologia participativa, através de: rodas de conversas, oficinas, Cinema, ensaios com os grupos culturais que faz parte da Companhia & Cia de Danças Tradicional da Barra e exposição para visitação pública abordando o patriarca "Félix José Rodrigues", empreendendo o Tema: Árvore Cultural da Comunidade Barra da Aroeira, preparação para o Dia da Consciência Negra". Destaca a pesquisadora.
 
 
 
Reunião
 
Durante todo o ano, a comunidade se reúne no segundo domingo do mês para debater melhorias, problemas, dificuldades enfrentadas e avanços. No domingo 8 de novembro, além de divulgar a programação da consciência negra, a comunidade discutiu o novo valor da mensalidade, destacou a notícia de que o documentário sob o tema Félix, o Herói da Barra produzido sobre a comunidade ganhou na Mostra de Cinema de Direitos Humanos, recebeu a visita dos construtores Manuel Perez Martinez e Juliana Campos de Lima, que explicaram os procedimentos para participar do projeto de construção de casas para os moradores da comunidade. A presença do engenheiro, Trancoso Borges, da pesquisadora Ana Marise que falaram sobre o Projeto Nova Vida aprovando pelo Banco do Brasil, teve ainda a presença do quilombola, agora advogado Domingos Rodrigues da Silva, que falou o quanto estava feliz de ter recebido a carteirinha da OAB – ordem dos Advogados do Brasil, destacando que "agora a comunidade tem de fato um advogado para ajudar no que for necessário para o crescimento e defesa do nosso povo". Disse o advogado.
 
A próxima reunião acontece no segundo domingo de janeiro de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo