• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Itesp e Secretaria do Turismo divulgam potencial turístico das comunidades quilombolas em feira

O Circuito Quilombola Paulista, projeto da Fundação Itesp que organiza e capacita comunidades remanescentes de quilombos para o turismo, foi destaque na 43ª Abav – Expo Internacional de Turismo, considerada a maior feira do gênero das Américas e do Hemisfério Sul, realizada de 24 a 26 de setembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital. A atividade tem o apoio da Secretaria de Turismo do Estado.

A gerente de Formação, Pesquisa e Acervo do Itesp, Leonora Comegno Queiroz, afirmou que a fundação e a secretaria pretendem “dar maior visibilidade e amplitude a esses projetos, que começaram em 2007. A ideia é inserir o Circuito Quilombola Paulista na rota de turismo do Estado”. A atividade agrega renda aos quilombolas e dá ao turista a oportunidade de ter acesso a uma nova experiência ao conhecer a vivência dessas comunidades.

Morador do Quilombo Pedro Cubas de Cima, em Eldorado, Jorlei Pereira hoje tem uma agência de turismo. “Estou feliz de poder divulgar esse trabalho”, disse enquanto entregava folhetos e informava sobre as oficinas na roça, a produção de farinha de mandioca, a prosa cultural, as trilhas na Cachoeira de Penteado e das Capuavas e o cardápio.

As servidoras do Itesp Iara Rossi e Magali Aparecida dos Santos também trabalharam na exposição. (com informações do Diário Oficial, Poder Executivo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo