• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Shell celebra Dia da Consciência Negra junto a comunidades quilombolas

Com o intuito de perpetuar o rico legado quilombola presente no Brasil, a Shell apoia, entre os dias 20 e 23 de novembro, treze eventos em 20 comunidades do norte fluminense e sul capixaba em celebração ao Dia da Consciência Negra. A data lembra a destruição do Quilombo dos Palmares e a morte de seu líder, Zumbi, em 1695. O apoio faz parte do projeto Quilombos do Projeto de Educação Ambiental (QUIPEA), executado pela Shell desde 2010.

“Comemorar o Dia da Consciência negra tem a importância de resgatar a história da nossa comunidade, ajudar na construção da identidade da população local e valorizar os laços culturais de nossos ancestrais. Precisamos contar a história para os mais jovens, assim como os mais velhos nos contaram”, relata a líder quilombola e coordenadora de campo do QUIPEA, Rejane Maria de Oliveira. As celebrações do Dia da Consciência Negra incluem atividades como palestras, apresentações culturais com rodas de jongo, música típica, comida quilombola, capoeira, procissão. Haverá, ainda, mesas redondas para discussão de temas pertinentes às populações locais, como políticas públicas para essas comunidades.

A implementação do QUIPEA é uma das condicionantes do licenciamento ambiental das operações da Shell na Bacia de Campos, em atendimento a normas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Todas as atividades do projeto são planejadas junto a 20 comunidades remanescentes de quilombos certificadas pela Fundação Cultural Palmares, presentes nos municípios das áreas de influência das operações da Shell. O QUIPEA tem como principal objetivo o fortalecimento da organização social, para que estas comunidades participem ativamente na gestão ambiental de onde vivem. “O Dia da Consciência Negra é um momento de reflexão destas comunidades, e também de todos os brasileiros, pois a história de Zumbi dos Palmares ecoa na luta diária pelo reconhecimento da legitimidade do território quilombola. Temos grande prazer em apoiar e poder participar destas celebrações”, afirma a analista de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Shell Brasil, Suely Ortega.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo