Valença: Comunidade e Prefeitura buscam soluções para o Quilombo
Os moradores do Quilombo, no Novo Horizonte em Valença, recebeu na manhã de quinta (24), a prefeita Jucélia, secretários e vereadores. Na pauta, a regularização fundiária do bairro e a colocação de rede de energia elétrica. As residências, em sua grande maioria, compostas por cômodos simples, começaram a ser construídas a cerca de 11 anos. A Coelba nega a colocar as instalações padronizadas, alegando que o local não tem documentação dos moradores. “A nossa intenção é que esta situação seja legalizada o mais breve possível”, disse a prefeita. Visando sanar o impasse, o Governo de Valença já iniciou entendimento com os proprietários para que seja efetuada a doação da área, e assim, a prefeitura, legalmente, solicitar a instalação do serviço e daí, planejar e executar as obras de infraestrutura urbana do local. De acordo com Carlos Eduardo, diretor do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Codema), entendimentos já foram mantidos com os proprietários da área, que demonstraram interesse em fazer a doação, exigindo apenas garantias de total desligamento das responsabilidades pela área.
Para o vereador Fabrício Lemos, os entraves que impedem a legalização da área passam pela forma com que o problema foi conduzido até agora. “A gente sempre assistiu aqui as lutas individuais para buscar as soluções. Finalmente um gestor (no caso, a prefeita Jucélia Nascimento), vem ouvir a comunidade e buscar uma solução em conjunto com os moradores, Câmara de Vereadores e Ministério Público”, disse. O vereador Reginaldo Araújo reconheceu que faltou união no passado, mas o momento atual indica que a situação venha a ser resolvida. O vereador Antônio Barreto colocou a Comissão de Meio Ambiente da Câmara para ajudar na solução do problema.
Finalizando, Jucélia disse ser “possível mudar a realidade do Quilombo”.
Participaram ainda da reunião, Jailton Azevedo, secretário de Infraestrutura; Luiz Inácio, controlador geral do Município, José Filho, presidente da Associação de Moradores do Novo Horizonte; Joselito Conceição (líder comunitário), Maria do Carmo, assessoria do vereador Adailton Francisco e os vereadores Carlos Antônio (Ei) e Manoel de Jesus (Betão).