• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Conselhos de educação e alunos especiais recebem tablets e notebooks

O vice-governador e secretário de estado da Educação, Flávio Arns, entregou nesta segunda-feira (9) novos equipamentos de informática aos representantes do Conselho Estadual do Magistério e também do Conselho Estadual da Educação. Novos equipamentos também estão sendo entregues para alunos com paralisia cerebral atendidos em casa ou nos hospitais pelo Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh) e para escolas quilombolas.

Entre os mais de 500 equipamentos entregues estão notebooks, HDs externo de dois terabytes, HDs de 500 gigabytes e tablets. A entrega, que será feita até o fim do ano, é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação com a Receita Federal, responsável pela doação dos materiais.

“É uma parceria importante, em que adquirimos esses equipamentos dentro das regras legais e repassamos para quem trabalha diretamente com a organização da educação e também para alunos que mais precisam”, destacou Arns.

De acordo com o presidente do conselho do Magistério, Ricardo Watanabe, os equipamentos vão deixar mais rápidos os trabalhos dos conselheiros. “É uma renovação importante, pois há tempo que trabalhamos com os mesmos equipamentos que estão sucateados. O conselho desempenha um papel muito importante na articulação junto com o magistério resolvendo questões conflitantes e esses novos equipamentos vão ajudar muito”, disse Watanabe.

Também estiveram presentes na entrega os conselheiros Elisabete Mendes da Costa, Izaura Uliana, Claudia Gruber e Osvaldo Alves de Araújo, além do assessor jurídico do órgão, José Fernando Brecáilo.

EDUCAÇÃO ESPECIAL – Na terça-feira (3), o Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina de Moura Xavier, em Curitiba, recebeu nove tablets que foram destinados aos alunos e pedagogos do Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (Sareh). Até o final do semestre, serão 16 hospitais e duas comunidades terapêuticas em Curitiba, Ponta Grossa, Paranaguá, Londrina, Campo Largo, Maringá, Cascavel e União da Vitória que vão receber os 177 tablets e 14 notebooks.

Os tablets serão usados para inclusão social e pedagógica, além de permitir o acesso a conteúdos educacionais. “Com os novos equipamentos tanto os professores quanto os alunos terão uma oportunidade de ampliação do conhecimento, para a pesquisa e para o aprimoramento do processo de ensino e de aprendizagem”, ressaltou a diretora do Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional, Walquiria Gomes.

O Sareh atende alunos hospitalizados ou em domicílios que não podem frequentar a escola por motivo de saúde. O programa permite que os estudantes deem continuidade ao processo de escolarização, inserção ou reinserção em seu ambiente escolar. Somente no ano de 2013 o Sareh já realizou mais de 30 mil atendimentos.

Os tabletes nessas instituições serão usados como recurso de apoio à tecnologia assistiva – um conjunto de recursos e serviços destinados às pessoas com deficiência para sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.

“Os alunos têm as mesmas tarefas que os alunos sem deficiência. Grande parte dos nossos alunos apresenta dificuldades para escrever e o tablet abre novas possibilidades”, falou a pedagoga do Sareh no Centro Hospitalar de Reabilitação, Zilda Maiochi.

Mais 104 tablets serão entregues às escolas de educação. As instituições ficam em Curitiba, Ponta Grossa, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Londrina e Jacarezinho.

QUILOMBOLAS – Outros 250 tabletes serão entregues para os alunos e professores do Colégio Estadual Quilombola Diogo Ramos, em Adrianópolis, e do Colégio Estadual Quilombola Maria Joana Ferreira, em Palmas. “É muito importante a valorização da escola quilombola. Os tablets vão contribuir para o acesso às tecnologias e possibilitar outras propostas pedagógicas”, disse a coordenadora de Educação das Relações da Diversidade Etnicorracial, Edna Aparecida Coqueiro.

Os profissionais da educação que receberem os equipamentos também participarão de cursos de formação para uso dos tablets.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo