• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Definida realização de audiência pública na comunidade Quilombola de Cavalcante

 

A realização de uma audiência pública no dia 22 próximo, quinta-feira, às 13 horas, na Escola Maiadinha, na Comunidade Quilombola do município de Cavalcante. Essa foi a principal decisão tomada na reunião do deputado Carlos Antonio (PSC), presidente da Comissão da Criança e Adolescente da Assembleia Legislativa, com os conselheiros tutelares do município, na manhã desta quinta-feira, 8, na sede do Conselho Tutelar daquela cidade.
 
Carlos Antonio conheceu a realidade do Conselho Tutelar de Cavalcante, que passa por dificuldades. O deputado doou uma impressora multifuncional, ofereceu condições para os conselheiros fazerem curso temático de aprofundamento no desempenho de seu papel, na Pontifícia Universidade Católica (PUC); e disse que pretende ajudar o Conselho a conseguir um veículo, haja vista que o que possuem, uma L-200 do Paraguaia, apresentou problemas mecânicos e não tem peça de reposição.
 
Os relatos de violência sexual praticada, sobretudo por turistas, na comunidade Quilombola, levaram o deputado Carlos Antonio a marcar a realização de uma audiência pública naquela localidade para debater com autoridades da região, especialmente com o Ministério Público, essa questão. Também será debatido, na oportunidade, o papel do Conselho Tutelar na proteção dos direitos da criança e do adolescente.
 
Participaram da reunião com o deputado as seguintes conselheiras tutelares: Anilce Cesário de Torres, presidente; Leonilde Gonçalves e Evani Soares de Sousa. Também participaran do debate o secretário municipal de Agricultura, Ricardo Alexandre Garcia Galvão, e o tesoureiro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), representando a presidente do mesmo, Maura Lúcia. A conselheira Eulúcia Alves Moreira estava em audiência e não pode comparecer; também deixou de participar do encontro o conselheiro Laeste Souza Arraes
Com 9.400 habitantes, Cavalcante apresenta, hoje, uma demanda muito grande de casos envolvendo criança e adolescente, tanto que a média mensal é de 100 ocorrências. Além de estupro e abuso sexual, os casos de maior ocorrência são: alcoolismo e drogas.
 
O deputado ficou conhecendo também as alunas que ganharam o 1º Concurso de Linguagem Expressiva da Assembleia Legislativa. São elas: Cláudia Marques de Sousa, Gabriela Paulino de Torres e Iuara Paulino de Torres.  
 
Nesse instante, Carlos Antonio participa de reunião com os Conselheiros Tutelares de Monte Alegre, nas dependências da Câmara de Vereadores do município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo