• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Projeto vai beneficiar quilombolas do Recôncavo Baiano

Termo de parceria foi assinado entre o Sebrae na Bahia e o Instituto Votorantim

Fomentar o empreendedorismo, promover o associativismo e a integração entre os setores, além de ampliar o mercado e a renda de comunidades quilombolas, agricultores familiares, artesãos e apicultores da região do Recôncavo Baiano. Este é o princípio do termo de parceria assinado entre a direção do Sebrae na Bahia e o Instituto Votorantim. Os parceiros vão executar o projeto Produção Associada ao Turismo Étnico, que vai beneficiar, inicialmente, dez comunidades quilombolas, abrangendo os municípios de São Félix, Cachoeira e Maragogipe,

O coordenador da Unidade Regional de Santo Antônio de Jesus, Carlos Henrique Nunes, lembrou que o projeto também vai buscar outros parceiros como governo da Bahia, governo federal, através do Ministério do Turismo, e prefeituras da região. Carlos Henrique informou ainda que o projeto será realizado com base na metodologia de Gestão Estratégica Orientada a Resultados (GEOR), que tem como principal foco dar mais transparência à gestão das ações, envolvendo parceiros, público alvo e investidores.

Ao assinar o termo de parceria, o superintendente do Sebrae na Bahia, Edival Passos, ressaltou a importância do Instituto Votorantim estar apostando na responsabilidade social com um viés produtivo. Tamém lembrou da contribuição do Sebrae ao oferecer conhecimentos na área.

O diretor de Técnico do Sebrae na Bahia, Lauro Ramos, destacou o trabalho da instituição no sentido de fazer a diferença nas comunidades que vão estar sendo sensibilizadas pelas intervenções dos consultores do Sebrae. “É uma gratificação para o Sebrae participar desta parceria”, destacou Lauro.

“Nós escolhemos o Sebrae porque reconhecemos o histórico da instituição na área de fomentar o empreendedorismo e melhorar a relação com as comunidades. Vai ser um parceiro muito importante para conseguir bons resultados. Temos muitos desafios, mas nós e os consultores do Sebrae já percebemos que a comunidade está pronta para subir um estágio e realmente se desenvolver na parte de empreendedorismo e evoluir”, destacou a vice-presidente do Instituto Votorantim, Ana Helena Vicentin.

De acordo com o gestor de projetos do Sebrae, Isailton Reis, já está sendo feito todo um diagnóstico dos segmentos de artesanato, apicultura e turismo étnico, visando identificar o nível de desenvolvimento de cada cadeia produtiva e os pontos fortes e fracos de cada setor, para que se definam os planos de ações.

A técnica da Unidade de Atendimento Coletivo, Luciana Santana disse que, com a qualificação, os artesãos vão poder participar das Rodadas de Negócio de Artesanato que o Sebrae realiza em Salvador.

Na mesma perspectiva, o gestor Isailton informou que “a partir do momento em que os artesãos estiverem em condições de oferecer um produto de qualidade os agentes de mercado do Sebrae, ligados ao Programa Comércio Brasil, vão buscar novos compradores para oferecer estes produtos, como para grandes lojas de departamentos”.

 

<O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo