• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Comunidade de quilombos do Cafundó reconquista parte de território

Após 40 anos de luta, a comunidade quilombola do Cafundó – localizada em Salto de Pirapora (e atendida pelo GTC Desenvolvimento, de Sorocaba) – reconquistou a posse de mais da metade da área que originalmente lhe pertencia, desde que foi herdada pelos seus antepassados da época da escravidão brasileira.

Atualmente, a comunidade vive em uma área de pouco mais de 18 hectares. A devolução de outra parte de seu território – uma área de 122 hectares – é uma conquista para aqueles que vêm lutando por essa causa há anos. A Fazenda Eureka, denominada pela Fundação Itesp como gleba D, foi objeto de ação de desapropriação pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra, ajuizada em 4 de novembro de 2011.
 
Os trabalhos do Itesp nessa comunidade foram iniciados em 1999, com a elaboração do Relatório Técnico Científico, para que a mesma pudesse ser reconhecida inclusive perante a Fundação Palmares – à época, responsável pelas políticas públicas de quilombos. Desde então, o Itesp sempre esteve presente na comunidade, participando da construção de obras de infraestrutura, ações de Assistência Técnica e Extensão Rural, ações de formação e capacitação técnica e até mesmo auxiliando a elaboração do Estatuto da Associação.
 
Foi o levantamento da cadeia dominial realizado pelo Itesp que serviu de subsídio para o ajuizamento da ação de desapropriação – e com a arrecadação da nova área abrem-se novas perspectivas produtivas para a comunidade. Para a conquista total do território quilombola ainda faltam as desapropriações das glebas B e C (respectivamente com áreas de 32,87 hectares e 32,77 hectares).
 
 
<O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo