• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Furna dos Baianos será beneficiada com moradias do Programa MS Cidadão

Carta ilustra um grave problema social da falta de moradia

O sonho da casa própria é algo que atinge grande parte da população aquidauanense. “O déficit habitacional no município – de aproximadamente três mil residências – precisa ser diminuído”, diz o prefeito Fauzi Suleiman (PMDB). Para reduzir estes números ele tem colocado o programa habitacional como uma de suas prioridades de governo.

O perfil das pessoas que precisam de moradia, não só em Aquidauana, mas em grande parte dos municípios brasileiros, se assemelha ao de Elton Benites Santana. Em uma carta encaminhada esta semana ao prefeito Fauzi Suleiman, ele revela a expectativa de ser contemplado com uma residência. Além de estar desempregado, Elton vive em uma casa alugada com a esposa e duas filhas. “Nós precisamos mesmo de uma casa, não temos condições de pagar aluguel”, afirma.

Ele lembra ainda que as dificuldades são grandes principalmente para pagar o aluguel, as contas de água, luz e bancar a alimentação. Ao finalizar a carta, Elton mostra otimismo com relação a gestão Fauzi Suleiman. “Eu quero te parabenizar pelo seu trabalho, desta vez eu voltei a sonhar com uma Aquidauana melhor”, conclui.

Em parceria com o governo federal e estadual através do projeto “MS Cidadão – Casa da Gente”, o governo municipal prevê a construção de 485 unidades habitacionais, sendo 163 na área urbana, 263 indígenas (aldeias Limão Verde, Lagoinha, Água Branca, Bananal, Ipegue, Morrinhos e Imbirussú); cinco para os quilombolas da Comunidade Furnas dos Baianos e 54 rurais (Projeto de Assentamento Aquidauana e Agricultores Tradicionais).

“Além da moradia trazer dignidade para as famílias, a construção gera postos de trabalho para a cidade”, conclui o prefeito. Quanto a correspondência de Elton, o chefe do executivo diz que ela cria motivações para um trabalho exaustivo de sua equipe nesta área. “Faremos de tudo para que pessoas como o Elton deixem esse quadro de dependência”.

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo