• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Agricultores maranhenses participam de feira no RJ

SÃO LUÍS – A partir desta quarta (26) até domingo (30), na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, shows, palestras, desfiles e toda a força da produção da agricultura familiar e dos assentados da reforma agrária brasileira vão estar na V Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária (FENAFRA).

O Maranhão estará presente neste grande evento representado por 14 grupos de produtores de diversos municípios do estado. Uma mostra da diversidade e da qualidade da produção dos agricultores, assentados da reforma agrária, extrativistas, mulheres agricultoras, indígenas e quilombolas maranhenses.

Os expositores maranhenses levarão 125 frascos de mel e 70 embalagens artesanais; 452 produtos em cerâmica; 1.053 artigos indígenas; 2.000 sabonetes, 500 sabões, 50 kg de mesocarpo e 70 litros de óleo babaçu; 400 rizomas de flores tropicais e 450 flores tropicais, 2.085 artesanatos de babaçu; 700 kg de farinha de mandioca; 230 produtos em fibra de bananeira e 60 kg de polpas de frutas, aproximadamente. Os produtos estão avaliados em R$ 65 mil.

Além de muita comida, bebida e artesanato de todas as regiões do País, a feira promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) também vai contar com apresentações de violeiros, leitura de poemas, exposições de arte primitiva e rodadas de negócios entre os produtores e os comerciantes locais.

A expositora Maria Domingas Marques Pinto, do União Clube de Mães de Itapecuru Mirim, explica que essa é uma grande oportunidade de divulgar e comercializar os sabonetes, sabões, mesocarpos e óleos, todos feito com o babaçu. “Nosso objetivo é divulgar os produtos e o trabalho do Clube de Mães. A feira é um espaço importante para arrumarmos compradores”, disse, acrescentando que a iniciativa do MDA vai fortalecer o trabalho.

O delegado do MDA no Maranhão, José Inácio Rodrigues, diz que o MDA vem realizando diversos projetos que visam fortalecer a agricultura familiar. “A FENAFRA é o maior evento da agricultura familiar brasileiro. A exposição é uma vitrine e o nosso objetivo de trazer o agricultor familiar maranhense para a feira é aproximar o comprador do produtor e desta forma reforçar a comercialização dos produtos. A feira é, sem dúvidas, um importante espaço de divulgação”, diz, acrescentando que o objetivo será alcançado.

A Feira é uma mostra de toda riqueza, diversidade e beleza produzida pelos agricultores familiares e assentados da reforma agrária. O grupo de 14 produtores maranhenses que vai expor seus produtos na V Feira da Agricultura Familiar e Reforma Agrária é coordenado pela Delegacia do MDA no Maranhão, em parceria com a FETAEMA, INCRA, SEBRAE, FUNAI e SEAGRO, que cuidou do translado dos produtos e dos expositores de suas comunidades até o Rio de Janeiro.

 < O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo