• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Quilombolas em ato público em Brasília

Por Sofia Vecce

Mais de 400 representantes de comunidades quilombolas participaram nesta terça-feira (dia 25), de um ato em Defesa dos Direitos Quilombolas, às 9h, em Brasília, promovido pela Frente de Promoção da Igualdade Racial e pela Frente Quilombola da Câmara dos Deputados, com apoio da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ). Dentre eles está a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e do Movimento de Mulheres Negras de Campos, Maria José Serafim.

O ato tem como objetivo afirmar e divulgar a base legal que fundamenta os direitos quilombolas e o Programa Brasil Quilombola, de informação sobre os processos de titulação das terras, ampliação ao acesso às informações sobre as políticas públicas para esse segmento, defesa dos Direitos Quilombolas e apoio ao Decreto 4887/2003. O evento acontecerá no Plenário 2 da Câmara dos Deputados.

O movimento dos quilombolas contou, também, com uma audiência pública na segunda-feira (dia 24), com a secretária Especial de Políticas Públicas da Igualdade Racial (Seppir), a Ministra Matilde Ribeiro, para discutir a regulamentação das comunidades Quilombolas.

A audiência pública foi promovida pela 6ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal para discussão do Decreto nº 4.887/03, que regulamenta a identificação, o reconhecimento, a demarcação e a titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades de quilombos.

É uma luta constante que envolve as comunidades quilombolas para que políticas públicas sejam realmente concretizadas em todo Brasil”, diz Serafim, frisando que essa audiência é de máxima importância, uma vez que Campos é o município do estado do Rio de Janeiro que possui maior numero de quilombos, tornando-se urgente a criação de mecanismos que garantam direitos a essa população.

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo.>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo