• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Comunidades de quatro estados recebem Arca das Letras

Comunidades de quatro estados recebem 268 bibliotecas rurais Arca das Letras

A Secretaria de Reordenamento Agrário (SRA) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) inicia, nesta terça-feira (26), uma ação de entrega de 268 bibliotecas rurais Arca das Letras nos estados da Paraíba (105 Arcas), Rio Grande do Norte (56), Maranhão (12) e Piauí (95). As Arcas vão atender 26.264 famílias de comunidades de agricultores familiares do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), assentamentos da reforma agrária e remanescentes quilombolas desses estados, com a distribuição de 61.640 livros. A ação inclui também a formação de 536 novos agentes de leitura, voluntários das comunidades rurais para desenvolver as atividades de incentivo à leitura e empréstimo de livros no campo.

O programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras é desenvolvido pela SRA em parceria com os Ministério da Educação, Justiça e Cultura, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Banco do Brasil/BB, Fome Zero, Banco do Nordeste, Programa Nacional de Crédito Fundiário, Projeto Dom Helder Câmara, governos estaduais e municipais, Ongs e movimentos sociais.

Já foram implantadas 631 bibliotecas em 13 estados brasileiros, beneficiando 56.790 famílias, com a distribuição de 164.060 livros. Estão atuando no programa 1.412 agentes de leitura, que foram devidamente capacitados. A Arca das Letras já avançou as fronteiras do País, estando presente em três comunidades do Timor Leste e em Cuba (por meio de cooperação técnica).

As Arcas são fabricadas por sentenciados das penitenciárias de Petrolina/PE, Mossoró/RN e Fortaleza/CE. O acervo é composto por cerca de 230 livros nas áreas de literatura, educação, meio ambiente, saúde, agricultura e cidadania. Os livros são doados pelos estudantes das escolas de Brasília, ministérios (especialmente da Educação e da Cultura), editoras e ONGs. Os movimentos sociais (MST, Contag, CPT), sindicatos, prefeituras e as superintendências regionais do Incra articulam as comunidades para receberem suas bibliotecas.

< O Observatório Quilombola publica todas as informações que recebe, sem descartar ou privilegiar nenhuma fonte, e as reproduz na íntegra, não se responsabilizando pelo seu conteúdo. >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo