• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

SE – Mocambo celebra título de posse

Educação Quilombola comemora título da posse da terra do Povoado Mocambo por SEED

Acontecerá no próximo dia 27 de maio, no município de Porto da Folha, uma comemoração voltada para a Comunidade do Povoado Mocambo, situada na margem direita do rio São Francisco, que estará celebrando o título da posse da terra juntamente com os alunos, professores, coordenadores, diretores escolares e técnicos da Secretaria de Estado da Educação – SEED que atuam diretamente junto às comunidades quilombolas sergipanas.

O evento é uma promoção da Comunidade Mocambo em parceria com a SEED, por meio do Departamento de Educação – DED. De acordo com Conceição Mascarenhas, coordenadora do Núcleo de Educação Escolar Indígena e Quilombola, após reunião pedagógica realizada no dia 03 de maio, na Comunidade Mocambo, a programação do evento foi elaborada a partir das sugestões dos educadores envolvidos neste processo, estando definidas realização de palestras, resultados de pesquisas desenvolvidas, apresentações de peças teatrais, samba de coco, capoeira, entre outras atividades.

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação, vem adotando políticas sociais para dirimir os desníveis educacionais vigentes nesta localidade. Um exemplo é a fundação da Escola Estadual 27 de Maio e a abertura de concurso público para o magistério, reservando vagas para os professores lecionarem na comunidade quilombola. Atualmente são ofertados a educação infantil, ensino fundamental, médio e também a educação de jovens e adultos.

Agindo dessa forma, o Governo de Sergipe está em sintonia com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Nº9394/96), que determina como princípio da educação nacional a diversidade étnica e a pluralidade de idéias, incentivando o desenvolvimento de metodologias que valorizem a identidade regional. Assim como, com a Lei Federal 10.639/2003, que delibera a necessidade das escolas de ensino fundamental e médio inserirem nos currículos escolares, os ensinamentos sobre a história e a cultura afro-brasileira nos programas de ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo