• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

PA – Secretaria Municipal para atender quilombolas

Acará cria Secretaria de Igualdade Racial para atender quilombolas

A Prefeitura de Acará – segundo município do Pará com o maior número de quilombos – criou a Secretaria Municipal de Igualdade Racial. De acordo com o prefeito João Ricardo Alves de Oliveira (PSB), a iniciativa visa beneficiar as oito comunidades quilombolas da região do Baixo Acará. A prefeitura conta com o apoio da ministra Matilde Ribeiro, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade, como parceira para o desenvolvimento de políticas publicas específicas para a comunidade negra.

O prefeito, que participou da I Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, disse estar à disposição da Secretaria de Promoção Social para o desenvolvimento de programas direcionados às comunidades quilombolas. “Durante a conferência, estabeleci os primeiros contatos com a ministra da Promoção Social. Estou esperando por orientações para que, em parceria com os governos, venha solucionar os problemas que as comunidades quilombolas ainda enfrentam”, disse.

Atividades como ensinamentos de técnicas para a psicultura, voltadas para o desenvolvimento sustentável, e a distribuição da rede elétrica para as comunidades quilombolas, segundo João Ricardo, serão as primeiras ações desenvolvidas pela prefeitura aos quilombolas. “A secretaria ainda é algo bem recente. Ainda estamos em processo de levantamento de dados. Esperamos fazer um mapeamento dos quilombos para conhecer suas reais necessidades”, disse o prefeito.

João Ricardo foi um dos três prefeitos paraenses a receber da Assembléia Legislativa do Estado a medalha do “Mérito Legislativo Newton Miranda”. Ele foi indicado pelo deputado João de Deus (PSB), que resolver homenagear o prefeito pelos serviços prestados à comunidade e também pela prestação de contas dos quatro primeiros meses de governo, feita em praça pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo