BA – Audiência pública para as comunidades de Sapiranga
Com o objetivo de discutir o futuro das populações tradicionais de Sapiranga, o Deputado Zé Neto, Presidente da Comissão de Proteção ao Meio Ambiente, está organizando para a próxima Quarta-feira, dia 11, uma Audiência Pública, no Auditório Luis Eduardo Magalhães, na Assembléia Legislativa, das 9 da manhã à uma da tarde.
As comunidades de remanescentes de escravos e índios tapuias que vivem na região há mais de 200 anos procuraram a ajuda do deputado depois que algumas comunidades foram expulsas da região pela Fundação Dias D’Ávila e a Imobiliária Açu da Torre, que continuam ameaçando os que ainda residem na área.
A Fundação alega a necessidade de expulsão em nome da preservação ambiental. Porém não consta no IBAMA o registro da área como Reserva Particular de Patrimônio Natural
(RPPN), que legaliza as atividades da Fundação. Já a imobiliária, segundo os moradores, está assoreando e poluindo as oito principais nascentes do Rio Pojuca – situado na região – e impedindo as atividades culturais e de subsistência nos solos e matas.
Para o Presidente da Comissão de Meio Ambiente Zé Neto, “não há preservação ambiental que exclua o homem e sua relação histórica com o meio em que vive.
A defesa das comunidades de Sapiranga é a garantia da preservação deste patrimônio histórico e cultural e dos direitos humanos desta população.