PA – Conferência discute a igualdade racial
A Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial no Estado do Pará começa hoje e será realizada até o dia 11 no Hotel Beira Rio. O evento é uma preparação para a Conferência Nacional, que vai ser realizada no final de junho, em Brasília, e tem como objetivo traçar políticas públicas voltadas para segmentos que historicamente foram discriminados, como negros, índios, judeus, árabes, ciganos e outros.
No Pará, a Conferência vai reunir cerca de 350 pessoas, representantes das comunidades negra, quilombola e indígena, além de autoridades estaduais e municipais. Durante as discussões serão abordados temas referentes a Políticas Públicas para a Igualdade Racial, territorialidade, legislação e mobilização indígena, diversidade étnico racial e mecanismos de distribuição, estudos e comunidades negras rurais no Pará, língua indígena e diversidade cultura da Amazônia, mulheres negras e indígenas e saúde reprodutiva, entre outros.
A Conferência no Pará é organizada pelo governo Federal, Governo do Estado – por meio da Secretaria de Justiça/Programa Raízes -, entidades negras e indígenas. O evento contará com a participação da ministra Matilde Ribeiro, titular da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), de Brasília.
VEJA A PROGRAMAÇÃO
Dia 9 de maio (segunda-feira)
9 às 15 horas – Credenciamento
15 horas – Leitura e aprovação do Regimento
17 horas – Atividades culturais – Dança tribal, performance de Guiné; apresentação do vídeo “Os Mestres dos Tambores da África” e do filme “Mama Keita”, de Laurete Chevalier; e relançamento do livro “Negrinho do Pará”, literatura infanto-juvenil, de Domingos Conceição.
Dia 10 de maio (terça-feira)
8 horas – Cerimônia de abertura
9 horas – Conferência de abertura com a ministra Matilde Ribeiro
10 horas – Intervalo (atividade cultural)
10h30 – Conferência “Políticas Públicas para a Igualdade Racial”, com o professor Hélio Santos
12 horas – Intervalo para o almoço
14 horas – Mesas Redondas
“Territorialidade, Legislação e Mobilização Indígena” – Participações de Eneida Assis (UFPA), representante do Ministério Público Federal-PA e uma liderança indígena.
“Diversidade Étnico-Racial e Mecanismos de Discriminação”, com Jurema Werneck, Peirlangela Wapixana (OPIR-Roraima) e uma liderança do Movimento Negro.
“Estudo e Comunidades negras rurais no Pará”, com participações de Rosa Azedo Mar! in (Unamaz-UFPA) e uma liderança quilombola.
Relato sobre experiências e atividade cultural, apresentação do vídeo “Unindo forças contra o racismo”, documentário do Conselho Municipal do Negro, Ritual Indígena e Rap do Mocambo, com o Grupo “Opção Verídica”.
Dia 11 de maio (quarta-feira)
9 horas – Construção de grupos de trabalho para o debate dos seguintes temas: “Religiosidade de Matriz Africana na Amazônia: Gênero, Raça e Mercado de Trabalho”; “Mulheres Negras e Indígenas e Saúde Reprodutiva”; “Contexto e Saberes das Comunidades Quilombolas”; “Língua Indígena”, “Diversidade Lingüística e Cultura da Amazônia” e “Desafios e Perspectivas da Juventude Negra e Indígena do Brasil no Século XX”.
11 horas – Plenárias dos Grupos de Trabalho.
12 horas – Intervalo para almoço
15 horas – Plenária Final e escolha dos delegados
17 horas – Cerimônia de encerramento com atividades culturais – Roda de Capoeira Angola; Comunidades Quilombolas de Macapazinho e Boa Vista do Ita e Associaçã! o dos Angoleiros da Amazônia; Video “Saúde e Fé”, Projeto Ato Ire, Centro de Cultura Negra do Maranhão; Dança Afro Zambi, comunidades quilombolas de Itacoã e Guajará-Miri.
18h30 – Apresentação da Banda Afro Axé-Dudu-Cedenpa.
Serviço: I Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial – “Estado e Sociedade promovendo a Igualdade Racial”
Dias 9, 10 e 11 de maio
Local: Hotel Beira Rio, bairro do Guamá.