• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

MG – Seminário sobre educação rural

Seminário debate educação rural no Norte do Estado

Buscar estratégias para implementar um sistema educacional que atenda a realidade das comunidades rurais do Norte de Minas Gerais. Esse é o objetivo do II Seminário “Por uma Educação do Campo no Norte de Minas – Construção da Escola Rural Geraizeira”, que será realizado nos dias 23 e 24 de abril no Projeto de Assentamento (PA) Tapera, no município de Riacho dos Machados.

Durante o evento haverá o lançamento de uma cartilha sobre educação diferenciada e contextualizada e de um projeto educacional para Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Norte e Nordeste mineiro.

A cartilha é fruto da primeira edição do seminário, que foi realizada em dezembro de 2004 e foi produzida por uma comissão composta por representantes de comunidades quilombolas e indígenas, produtores rurais assentados e agricultores familiares, trabalhadores sem-terra acampados, sindicatos de trabalhadores rurais, e por integrantes do Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM) e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A cartilha será distribuída nas comunidades rurais do Norte mineiro.

O projeto de EJA para o Norte e Nordeste mineiro foi feito pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e será entregue à comissão por representantes da universidade.
No dia 23, o Seminário começa com uma reunião dessa comissão, que deve durar toda a manhã. À tarde, participantes do evento vão apresentar suas experiências em educação diferenciada. No dia 24, haverá a formação de vários grupos para a discussão de temas como o papel da comunidade, currículo, formação de professores, gestão escolar, políticas públicas e material didático.

O evento é promovido pela Associação dos Assentados Nossa Senhora das Oliveiras, do PA Tapera, e pelo (CAA/NM). O Seminário também tem o apoio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) por meio da gerência mineira do Programa de Consolidação e Emancipação – Auto Suficiência – de Assentamentos Resultantes da Reforma Agrária (PAC), programa resultante de um acordo firmado entre o governo federal e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo