O MAB comemora o resultado de dois anos da campanha “Plantando Vidas” e afirma a continuidade das ações em defesa da Amazônia no próximo período

por Robert Rodrigues / Coletivo de Comunicação MAB

Foi visando combater a destruição da Amazônia e, ao mesmo tempo, contribuir na recuperação das áreas devastas, que no ano passado o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) lançou a campanha Plantando Vidas. Ao constatar que o capital atuava de forma articulada para destruir o meio ambiente amazônico, por meio de ações coordenadas entre grileiros, madeireiros, fazendeiros e empresários do garimpo, organizando inclusive o chamado “Dia do fogo” em 2020, tomamos a decisão de responder à altura, realizando o máximo de ações em defesa da Amazônia e suas populações.

Com a Plantando Vidas, ao todo, foram distribuídas e plantadas mais de 40 mil mudas em diversas regiões dos estados amazônicos, levamos vida e esperança para áreas desmatadas, próximo de garimpos, comunidades tradicionais e centros urbanos, trabalhadores do campo e das cidades.

Viveiro recuperado em Belém (PA) Foto: MAB

Realizada por KOINONIA e a ACT Aliança junto com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento República de Emaús e a Associação de Desenvolvimento Agrícola Interestadual (Adai), o projeto está revitalizando o viveiro de mudas da sede do Emaús, localizado no bairro periférico Bengui, em Belém (PA). A ideia é que essa e outras soluções possam ser transformadas em boas práticas capazes de promover a recuperação ecossistêmica dos biomas impactados pelo desmatamento e pelas obras das barragens.

Enquanto o capitalismo queima, derruba a floresta para colocar gado, soja e dendê, acaba com rios e ecossistemas, rouba nossas riquezas, explora e violenta, nós plantamos vidas.

Foto: MAB

Cultivamos, cuidamos e trabalhamos para florescer: espécies regionais, frutíferas, oleaginosas e medicinais, árvores sombreiras para nos abrigar na tempestade. Defendemos a soberania, os direitos dos atingidos, a cultura e o território dos povos originários e tradicionais, praticamos a solidariedade, a justiça e o amor ao povo.

No médio e longo prazo, alguns dos benefícios proporcionados pelas ações de plantio são:

  • recuperação de áreas degradadas pela pecuária;
  • melhoria do ciclo da chuva em regiões de baixa precipitação;
  • melhor qualidade do ar e diminuição do calor, principalmente nos centros urbanos;
  • possibilidade de alimento e geração de renda em comunidades rurais.

A campanha Plantando Vidas mostra uma alternativa, a partir dos agricultores, dos indígenas, dos ribeirinhos, de uma recuperação das áreas degradadas pelo atual modelo de desenvolvimento imposto para a Amazônia”, afirma Juarez Oliveira, atingido por barragem da região Tocantins-Araguaia, no estado do Pará.

Semeando em terra boa, fazemos da luta em defesa da Amazônia a luta em defesa da vida, certamente, colheremos com alegria a esperança multiplicada.

Com informações do MAB