Diálogo ecumênico e interreligioso pela Amazônia

A iniciativa Diálogo ecumênico e interreligioso pela Amazônia, coordenada por KOINONIA e CREAS, visa fortalecer iniciativas ecumênicas e interreligiosas pela dignidade humana no Brasil, Bolívia, Colômbia e Peru, promovendo análises compartilhadas e ações conjuntas.

" A crise ecológica da floresta exige um esforço continuo por parte dos parceiros ecumênicos para promover a paz e a justiça a níveis local, nacional, regional e internacional”

Objetivos

  • Fortalecer a ação conjunta do movimento ecumênico latino-americano em defesa da Casa Comum e o diálogo com movimentos sociais, organizações indígenas e quilombolas;

  • Denunciar as violações de direitos e ameaças sofridas por comunidades tradicionais no controle sobre a terra e seus bens comuns;

  • Desenvolver análises contextuais coletivas sobre os desafios à atuação de defensores e defensoras da natureza e dos direitos humanos e o papel do movimento ecumênico;

  • Promover solidariedade global com os desafios enfrentados pelos povos amazônicos, convocando Igrejas e Organizações Irmãs no sul e norte global à oração e ação;

  • Apoiar o desenvolvimento de uma espiritualidade ecológica que nos ajude a sentir-nos parte da Casa Comum, todo o mundo habitado, em respeito a todas as tradições de fé.

Coordenado por

KOINONIA Presença Ecumênica e Serviço é uma organização ecumênica com atuação nacional e internacional, fundada em 1994 e composta por pessoas de diferentes tradições religiosas, reunidas em associação civil sem fins lucrativos. A missão de KOINONIA é mobilizar a solidariedade ecumênica e prestar serviços a grupos histórica e culturalmente vulneráveis e em processo de emancipação social e política; além de promover o movimento ecumênico e seus valores libertários.

CREAS é uma organização regional, ecumênica e multidisciplinar de orientação cristã. Desde o ano 2000, realiza ações de cooperação, desenvolvimento de capacidades e produção de conhecimento para gerar e sustentar processos de transformação na América Latina e no Caribe. Através de alianças estratégicas, promove a participação ativa da sociedade civil em processos de incidência a favor da igualdade, baseada no pleno exercício de direitos.

Membros de Aliança ACT, uma coalizão global com mais de 140 igrejas e organizações baseadas na fé, que trabalham juntas pela assistência humanitária, a promoção e o desenvolvimento.

Support: Christian Aid

Collaboration: ALC Noticias

Apoio
Colaboração

Diálogo ecumênico e interreligioso pela Amazônia​

Fortaleça, denuncie, promova, apoie!