Integrando a Campanha Plantando Vidas, a ação de recuperação ambiental também prestou homenagens ao Padre Bruno Sechi, fundador do Movimento República de Emaús

Mudas de Pau-preto gênero Dalbergia. Foto: Cleidiane Vieira

Na manhã do dia 09 de setembro de 2021, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), junto ao Movimento República de Emaús, entidade de defesa dos direitos da criança e do adolescente em situação de risco na Amazônia, e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), uniram-se para a realização da ação do plantio de mudas na sede própria do Emaús, localizada no bairro do Bengui na capital paraense. 

A ação, que integra a Campanha Plantando Vidas, foi pensada e organizada em alusão ao Dia da Amazônia (05/09) e em memória à vida e trajetória de luta do Padre Bruno Sechi, que fundou o Movimento República de Emaús na década de 70 e faleceu em 2020, somando-se ao alarmante número de vítimas de complicações da Covid-19 no Brasil

Militantes do MAB, funcionários da Embrapa, integrantes do Emaús e comunidade na ação de plantio realizada na sede do Movimento República de Emaús. Foto: Cleidiane Vieira

“O Padre Bruno Sechi foi um exemplo muito grande para todos os lutadores da Amazônia, foi um semeador, deixando um legado enorme e fundamental. Assim, no dia 5 de setembro, Dia da Amazônia, e diante dos tantos ataques ao meio ambiente e ao povo, prestar essa homenagem a ele também é fazer resistência”, destaca Iury Paulino, coordenador do MAB. 

Como ato simbólico a essa homenagem foi plantada uma Sumaúma (Ceiba pentandra [L] Gaertn), árvore considerada “rainha da Amazônia” ou “mãe-das-árvores”, perpetuando a força e proteção para quem vive na região. Ela representa o histórico de perseverança do Padre Bruno Sechi e dos movimentos sociais, instituições e entidades que atuam em defesa da soberania dos povos amazônicos. Na ação de plantio, também foram cultivadas sementes de açaí e transplantadas plântulas de ipê rosa (Handroanthus heptaphyllus [Vell.] Mattos), pau preto e ixora (Ixora coccinea L) no viveiro de mudas do Emaús, que serão utilizadas na arborização e paisagismo da sede do movimento e distribuídas pela cidade de Belém.

Sobre a Campanha Plantando Vidas 

Plantio de mudas de açaí e pau preto. Fotos: Cleidiane Vieira

Impulsionada pelo lema “Defender a Amazônia é defender a vida”,a campanha Plantando Vidas teve início em 2019, coordenada pelo MAB e já realizou o plantio de milhares de mudas, principalmente nos estados da região Norte, visando combater a destruição da Amazônia e, ao mesmo tempo, contribuir para a recuperação de áreas devastadas pela degradação ambiental. 

Em Belém (PA), uma de suas ações consiste no processo de revitalização do viveiro de mudas da sede do Emaús. Além disso, a campanha também fornece mudas para diversas ações de plantio na região metropolitana da capital, uma parceria entre o MAB, ADAI, Movimento República de Emaús com apoio de Koinonia e acompanhamento técnico da Embrapa.

Com informações do MAB Pará