Escola é destruída em comunidade quilombola de Santa Catarina
Deputada Luciane Carminatti (PT) pediu providências ao Ministério Público e explicações da Secretaria de Educação sobre a brutal ação em área onde vivem 330 famílias, em Campos Novos
O sonho de pelo menos 330 famílias da Comunidade Remanescente de Quilombo Invernada dos Negros, em Campos Novos (SC), foi destruído na última quinta-feira (1), véspera do feriado de Páscoa. Uma escola de educação básica, que atendia 100 alunos de 18 a 90 anos, foi demolida sem aviso prévio.
A unidade de ensino José Faria Neto pertencia ao Estado e contemplava estudantes da comunidade quilombola e comunidades vizinhas ao distrito de Ibicuí, no interior de Santa Catarina.
A deputada estadual, Luciane Carminatti (PT), protocolou ações junto ao Ministério Público e à Secretaria de Estado da Educação (SED) nesta segunda-feira (5) pedindo providências e a construção de um novo espaço escolar para a comunidade.
“A brutalidade que foi a demolição deste investimento público revela a falta de civilidade e respeito com as pessoas. Portanto, quem autorizou a demolição precisa ser responsabilizado”, ressalta a deputada.
Carminatti afirma que recebeu a notícia com muita indignação e considera a destruição da escola como um ato de desrespeito ao povo quilombola e ao patrimônio público.
Da Redação
Noticia disponivél em https://pt.org.br/escola-e-destruida-em-comunidade-quilombola-de-santa-catarina/