• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Doriel Barros alerta para ameaças a líder quilombola em Garanhuns

O líder quilombola José Carlos Lopes, presidente da associação da comunidade quilombola de Castainho, localizada na zona rural de Garanhuns (Agreste Meridional) ,está sofrendo novas ameaças de morte, alertou o deputado Doriel Barros (PT), na Reunião Plenária desta segunda (23). O parlamentar pediu atenção ao caso à Comissão de Cidadania da Assembleia e às secretarias de Defesa Social e de Direitos Humanos do Governo do Estado.

“Seu Zé Carlos, como é conhecido, chegou a ser avisado no último dia 15 (domingo) que seria assassinado, e que os autores do crime teriam comprado toucas ninjas para executar o homicídio”, relatou o parlamentar. Barros registrou que Lopes vem sofrendo ameaças de morte há alguns anos e, desde 2014, a liderança quilombola faz parte do Programa de Proteção a Defensores dos Direitos Humanos.

“O preconceito e a violência contra representantes dessas comunidades têm se intensificado nos últimos tempos, especialmente por causa de alguns discursos e posicionamentos do Governo Federal em relação aos territórios desses povos”, ressaltou.

O deputado enfatizou a importância do trabalho de Zé Carlos para o movimento quilombola em Pernambuco. “A comunidade de Castainho se tornou um exemplo de luta para todo o País, por ser a primeira de Pernambuco a receber titulação da Fundação Palmares, em 1997, e uma das primeiras a ter seu território demarcado no Estado”, relembrou. “É preciso que as autoridades tomem as devidas providências para que a integridade física de Zé Carlos e de toda a comunidade seja garantida”, solicitou o parlamentar.

FONTE: Alepe em 23/09/2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo