Agricultura e parceiros discutem viabilização de recursos para projeto em comunidade para quilombola
Reunião entre parceiros do projeto Raios do Sol
Foto: Divulgação/Seagro Reunião entre parceiros do projeto Raios do Sol
Com objetivo de planejar um trabalho integrado para efetivação das ações do projeto Raios do Sol, o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) César Halum, juntamente com sua equipe técnica, reuniu-se nesta última terça-feira, 21, na sede da Seagro, com moradores da Comunidade Quilombola Barra da Aroeira e com o representante da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e coordenador do Núcleo de Economia Solidária do Projeto Raios do Sol, Edi Benini.
O projeto Raios de Sol está em na fase de captação de recursos e efetivação das ações na comunidade e teve recentemente aprovação de mais de R$ 3,5 milhões do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (FECOEP-TO).
As ações na comunidade serão executadas de forma coletiva por meio da cooperativa que já está formalizada. Na reunião, os moradores solicitaram apoio ao secretário César Halum para a liberação dos recursos. O Secretário garantiu empenho junto à Secretaria da Fazenda e Planejamento para agilizar a transferência dos recursos para a Seagro – executora das ações do projeto. “Estamos trabalhando para que as atividades comecem o mais breve possível”, ressaltou.
A técnica da Seagro Marta Barbosa informou que os recursos serão destinados à produção agroecológica e construção de casas na linha da bioconstrução, na logística e construção da Cooperativa e Casa de farinha e demais projetos produtivos daquela comunidade. A consolidação do projeto se dará também na parte territorial com a regularização das terras e execução das ações.
A agricultora familiar Maria de Fátima Rodrigues, em nome da comunidade, agradeceu o apoio das equipes da Seagro e UFT, afirmando que estão muito felizes com a chegada dos recursos porque agora poderão produzir com mais segurança.
Cooperação
O coordenador do Núcleo de Economia Solidária do Raios de Sol, Edi Benini, destacou que o projeto foi pensado para ser piloto na Barra da Aroeira e a partir dessa experiência ajudar a outras comunidades saírem da linha da pobreza. “Não é necessário criar uma cooperativa em cada comunidade. A cooperativa da Barra da Aroeira está formalizada e pode articular, em rede, outras comunidades agregando mais pessoas, o que tende a ser mais econômico”, explicou.
A Seagro desenvolve o Projeto Raios do Sol, na Comunidade na Barra da Aroeira, localizada no município de Santa Tereza, desde 2017 em parceira com a UFT, por meio de um termo de cooperação. O principal objetivo é gerar trabalho, renda e qualidade de vida, retirando os agricultores da situação de pobreza.
Comunidade
Uma das 45 comunidades quilombolas no Tocantins, a Barra da Aroeira abriga 174 famílias, que vivem da agricultura de subsistência, cuja produção principal é a mandioca para fabricação de farinha, bem como o cultivo de horta comunitária, arroz, milho e feijão.
FONTE: Conexão Tocantins em 22/05/2019