• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Comunidade indígena e quilombola poderão ter bolsas gratuitas no Senac Registro

Segundo o gerente da unidade, facilitar o acesso à informação, a contribuir para a inserção no mercado de trabalho e estimular o empreendedorismo

Comunidade indígena e quilombola poderão ter bolsas gratuitas no Senac Registro

Foto: Reprodução Internet

A comunidade indígenas e quilombola terão acesso às bolsas de estudo para cursos técnicos e livres no Senac Registro. Um encontro de lideranças étnicas será realizado, nesta quarta-feira (8), às 10h, com o objetivo de informar a população sobre a novidade.

Segundo o gerente do Senac do Registro, Robert dos Anjos, a iniciativa busca, além de facilitar o acesso à informação, a contribuir para a inserção no mercado de trabalho e estimular o empreendedorismo.

Robert ainda explica que o encontro tem a finalidade de escutar as lideranças, compreender as necessidades, melhorar a qualidade de vida e contribuir para a realização dos sonhos das pessoas por meio da educação profissional.

“Ali construíram relações entre si e com o meio ambiente que se traduzem em bens socioculturais. As bolsas de estudos são uma forma de inclusão social destas comunidades que passaram por diferentes formas de preconceitos, dificuldades de locomoção e oportunidades de estudos. Pretende-se promover, assim, a capacitação profissional em busca da geração de renda e igualdade social”, salienta.

 

Comunidades indígenas e quilombolas

O Vale do Ribeira é a região do Estado de São Paulo onde se encontra maior parte das comunidades, sendo: 66 quilombolas e 16 indígenas. De acordo com o Inventário Cultural de Quilombos do Vale do Ribeira, nesta região estão concentrados um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica do Brasil abrigando comunidades tradicionais e locais, quilombolas, indígenas, caiçaras e agricultores familiares. Para Daniela Ianovali, docente da área de meio ambiente, segurança e saúde no trabalho do Senac Registro, esses dados são a pura demonstração de que a forma de ocupação e uso do território contribuem para a sustentabilidade socioambiental da região.

Informações sobre o encontro na própria unidade, localizada na Rua Teiti Koki, 105, Vila Florida.

FONTE: Registro Diário em 06/05/2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo