Projeto de extensão “Flores do Sertão” promove encontro na Comunidade Quilombola Alto Bonito – Tijuaçu
Na noite do dia 03 de abril de 2019, a equipe executora do projeto de extensão “Flores do Sertão: Autocuidado e Formação para Autonomia” (Edital Margaridas 2018) realizou o início das atividades na comunidade quilombola Alto Bonito, distrito de Tijuaçu, em Senhor do Bonfim.
O encontro ocorreu no grupo escolar da comunidade com a participação de aproximadamente 30 pessoas. A ação teve como principal objetivo apresentar as etapas do projeto e iniciar a escuta das demandas e potencialidades locais para construção coletiva das oficinas e minicursos a serem ofertados no decorrer do ano.
Encontro com moradores do Comunidade Quilombola Alto Bonito, em Tijuaçu – BA
O “Flores do Sertão” faz parte do projeto “Margaridas” implantado pela Reitoria do IF Baiano, através da Pró -Reitoria de Extensão em 2015, com a proposta de promover ações para qualificação profissional de mulheres, visando à redução das desigualdades sociais e econômicas, empoderamento feminino, inclusão socioprofissional, respeito à igualdade de gênero e o combate à violência contra a mulher.
As diretrizes para elaboração do Projeto Margaridas do IF Baiano estão fundamentadas no atendimento às políticas nacionais, institucionais e movimentos sociais, com foco na igualdade de gênero e promoção da autonomia da mulher, como:
- a) Plano Nacional de Políticas para as Mulheres (II PNPM).
- b) A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340).
- c) A Marcha das Margaridas, ação estratégica de mobilização das mulheres rurais do Brasil realizada desde ano de 2000 e busca a efetivação de políticas públicas para as mulheres rurais.
- d) A Política de Inclusão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para grupos em desvantagem social (SETEC, 2008). Institucionalmente, o Projeto Margaridas representa uma vertente na gama de iniciativas do IF Baiano voltadas ao implemento da Política de Diversidade e Ações Afirmativas.
Ascom IF Baiano – Campus Senhor Bonfim
FONTE: IF Baiano em 16/04/2019