• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Intercâmbio em comunidade quilombola marca mais uma etapa de execução de projeto de caprinocultura

Intercâmbio em comunidade quilombola marca mais uma etapa de execução de projeto de caprinocultura

Um dia de campo, realizado nesta quinta-feira (25), na Comunidade Quilombola de Mari, município de Palmas de Monte Alto, Território de Sertão Produtivo, reuniu 10 das 77 famílias beneficiadas no Edital de Apoio à Caprinovinocultura do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O objetivo foi capacitar os beneficiários sobre o plantio e o manejo das mudas de palma, para garantir a alimentação animal de caprinos, principalmente em períodos de estiagem. A iniciativa, que aconteceu na propriedade do agricultor familiar Lionet Vieira, contou com a orientação do agrônomo da Cooperativa de Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf), Eduardo Novais.

A agricultora familiar da Comunidade de Mari, Suzana Maria Vieira, ressaltou a importância da chegada das mudas de palma, do trator e dos apriscos para a comunidade. Ela contou ainda que a chegada do trator tem trazido um retorno financeiro para a associação, que já não tem mais o custo com a terceirização do serviço: “O trator é importante e muito bem-vindo aqui na zona rural, principalmente na época da preparação da terra para o plantio e para transportar a produção e os apriscos serão uma segurança a mais para nós, criadores, e ainda conseguimos aproveitar o esterco como adubo”.

As 77 famílias da Associação Quilombola de Mari e Região estão sendo atendidas com 14 mil mudas de palma forrageira, um trator, 77 apriscos para caprinos e 18 animais reprodutores. As famílias recebem ainda assistência técnica e extensão rural (Ater) da Cootraf, instituição selecionada pelo Bahia Produtiva para prestar esse serviço aos beneficiários do Sertão Produtivo.

Bahia Produtiva

O Bahia Produtiva se diferencia de outros projetos não só por aplicar recursos para investimentos produtivos, mas também por ofertar um serviço sistemático de Ater e apoio à gestão, ações de promoção de produtos sustentáveis e acesso a mercados, estratégia de alianças produtivas e aporte a políticas públicas complementares, entre outras iniciativas. Nos últimos quatro anos, o projeto selecionou 874 projetos em toda a Bahia, totalizando investimentos de aproximadamente R$290 milhões, beneficiando diretamente mais de 28 mil famílias.

FONTE: Desenvolvimento Rural- SDR em 26/04/2019

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo