Intercâmbio em comunidade quilombola marca mais uma etapa de execução de projeto de caprinocultura
Um dia de campo, realizado nesta quinta-feira (25), na Comunidade Quilombola de Mari, município de Palmas de Monte Alto, Território de Sertão Produtivo, reuniu 10 das 77 famílias beneficiadas no Edital de Apoio à Caprinovinocultura do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
O objetivo foi capacitar os beneficiários sobre o plantio e o manejo das mudas de palma, para garantir a alimentação animal de caprinos, principalmente em períodos de estiagem. A iniciativa, que aconteceu na propriedade do agricultor familiar Lionet Vieira, contou com a orientação do agrônomo da Cooperativa de Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf), Eduardo Novais.
A agricultora familiar da Comunidade de Mari, Suzana Maria Vieira, ressaltou a importância da chegada das mudas de palma, do trator e dos apriscos para a comunidade. Ela contou ainda que a chegada do trator tem trazido um retorno financeiro para a associação, que já não tem mais o custo com a terceirização do serviço: “O trator é importante e muito bem-vindo aqui na zona rural, principalmente na época da preparação da terra para o plantio e para transportar a produção e os apriscos serão uma segurança a mais para nós, criadores, e ainda conseguimos aproveitar o esterco como adubo”.
As 77 famílias da Associação Quilombola de Mari e Região estão sendo atendidas com 14 mil mudas de palma forrageira, um trator, 77 apriscos para caprinos e 18 animais reprodutores. As famílias recebem ainda assistência técnica e extensão rural (Ater) da Cootraf, instituição selecionada pelo Bahia Produtiva para prestar esse serviço aos beneficiários do Sertão Produtivo.
Bahia Produtiva
O Bahia Produtiva se diferencia de outros projetos não só por aplicar recursos para investimentos produtivos, mas também por ofertar um serviço sistemático de Ater e apoio à gestão, ações de promoção de produtos sustentáveis e acesso a mercados, estratégia de alianças produtivas e aporte a políticas públicas complementares, entre outras iniciativas. Nos últimos quatro anos, o projeto selecionou 874 projetos em toda a Bahia, totalizando investimentos de aproximadamente R$290 milhões, beneficiando diretamente mais de 28 mil famílias.
FONTE: Desenvolvimento Rural- SDR em 26/04/2019