Comunidade Quilombola de Araçás será beneficiada com a entrega de habitações rurais
Com o objetivo de finalizar a execução das obras de 20 habitações rurais da comunidade quilombola de Gaioso, no município de Araçás, Território de Identidade Litoral Norte e Agreste Baiano, foi realizada, nesta quinta-feira (25), uma reunião com dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Prefeitura de Araçás, na sede da SDR, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.
No encontro foi apresentada a situação atual das obras, que possui a pendência, em oito unidades habitacionais, apenas na instalação de energia elétrica. Durante a reunião foi feita a articulação com a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), para viabilizar a instalação da energia dessas unidades.
De acordo com o titular da SDR, Josias Gomes, a SDR como executora de ações realizadas em parceria com outras secretarias, a exemplo dessa ação de habitação rural para comunidades quilombolas, realizada em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade (Sepromi), tem o objetivo de articular políticas públicas de forma integrada com outras secretarias: “Essa integração é importante para avançar com o compromisso do Governo do Estado, que é o de promover a qualidade de vida dessas famílias”.
A prefeita de Araçás, Maria das Graças, destacou que a entrega das habitações rurais, prevista para o mês de maio, representa desenvolvimento para o município: “É R$1 milhão investido pelo Governo do Estado, que está beneficiando 20 famílias da comunidade quilombola Gaioso. Nós queremos atender também outras comunidades quilombolas que precisam do nosso apoio”.
A habitação rural com dignidade já é uma realidade para mais de mil famílias de agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais, de diversos Territórios de Identidade da Bahia. Desde 2015, a SDR executou políticas públicas que garantiram a construção ou ampliação da infraestrutura rural, com ações que vêm promovendo o bem-estar da população rural, com acesso à água, moradia, máquinas e equipamentos agrícolas que possibilitam melhores condições de vida e de produção.
A construção das unidades é resultado de convênio firmado entre a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Cooperativa de Habitação Rural da Bahia (Coopehabitar) e a Associação de Pequenos Agricultores do Sudoeste da Bahia (Apasba).
FONTE: Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional em 25/04/2019