Comunidade lafaietense recebe certificação de reconhecimento quilombola
Conselheiro Lafaiete tem uma comunidade certificada como remanescente de quilombo.
A Portaria Nº 283 de 31 de Outubro publicada no Diário Oficial da União afirma que a Fundação Cultural Palmares certifica que a comunidade Mato Dentro se autodefiniu como Remanescente de Quilombo, sendo autorizado o seu registro de certificação no Livro de Cadastro Geral nº 019, sob o nº 2.673, às fls 095.
Em rede social o Conselho Municipal Pela Promoção da Igualdade Racial de conselheiro Lafaiete comemorou o fato histórico com a seguinte publicação: É com imensa satisfação que recebemos a notícia que Conselheiro Lafaiete tem um Quilombo certificado . Em tempos tão difíceis ficamos extremamente felizes com a conquista daquele povo batalhador da localidade de Mato Dentro . Salve Zumbi ,salve Dandara ,Salve o senhor Narciso Bernardo (in memória ) e todos os seus ancestrais ! Sigamos firmes na luta por nenhum direito a menos !
Consciência negra
No passado, época da escravidão no País, negros e negras se refugiavam em terras distantes a fim de se esconderem e viverem em liberdade. Essas terras ganharam o nome de quilombos.
Desde o início da história da formação dos quilombos, um em especial virou um símbolo da resistência do povo negro no Brasil ao regime da escravidão. O quilombo dos Palmares, liderado por Zumbi dos Palmares, localizado no estado de Alagoas.
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o território nacional. A data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, e importante figura guerreira na história brasileira, sendo reconhecido como símbolo da resistência contra a escravidão.
consciência negra, Lafaiete, Mato Dentro, quilombo, quilombola