• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Estudantes do RJ visitam Incra para conhecer regularização quilombola

Alunos do ensino médio do Centro Educacional Espaço Integrado, no Rio de Janeiro, visitaram a sede do Incra, em Brasília (DF), nesta quarta-feira (7), para conhecer a atuação da autarquia no reconhecimento de territórios ocupados por comunidades quilombolas em todo o Brasil. A visita faz parte do projeto O Rio Transborda na Capital – A Construção da Cidadania.

O projeto visa trabalhar com os alunos a questão das ações públicas voltadas para as minorias abordando entre os temas moradia, educação, saúde, distribuição de terras, gestão de poder, entre outros.

De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Lúcia Garcia, a visita à Brasília tem um caráter histórico-geográfico, por se tratar de uma cidade planejada, mas também visa o cumprimento da Lei nº 11.645 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm), que determina a inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade do ensino da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. “Por determinação de lei Federal, as escolas são obrigadas a dar conteúdos relacionados à herança cultural africana e indígena no Brasil. Nossos alunos estão estudando o movimento de resistência dos afrodescendentes e os territórios quilombolas são o exemplo mais claro disso. Por ser o órgão responsável pelo reconhecimento desses territórios, achamos interessante agendar uma visita ao Incra para mostrar aos nossos alunos como é feito o trabalho de reconhecimento dos territórios dessas comunidades”, avalia.

Uma equipe da Coordenação Geral de Regularização de Territórios Quilombolas (DFQ) apresentou um panorama do que é o Incra e do trabalho que é feito com as comunidades quilombolas. Foi feita uma breve apresentação sobre a história do Quilombo dos Palmares, um dos mais importantes quilombos do período Colonial da História do Brasil, e logo depois os alunos conheceram as etapas (http://www.incra.gov.br/passo_a_passo_quilombolas) da regularização dos territórios quilombolas feita pelo Incra e detalhes do trabalho feito pela autarquia.

A visita dos alunos a Brasília está prevista para durar três dias onde, além do Incra, os alunos também visitarão a Fundação Cultural Palmares, monumentos históricos da cidade, a Universidade de Brasília e o Congresso Nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo