Governo realizará Oficina Técnica Intersetorial Pró-Marudá para fortalecimento da cozinha comunitária quilombola
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), realizará nesta quarta-feira (9) e quinta-feira (10), “Oficina Técnica Intersetorial Pró-Marudá”. O evento acontecerá na Escola Municipal de Marudá, comunidade quilombola localizada no município de Alcântara. No primeiro dia, a oficina será da 9h às 17h,e no dia seguinte o evento ocorrerá das 8h às 12h.
A Oficina Técnica Intersetorial Pró-Maruda tem como objetivo reunir as comunidades quilombolas de Marudá, para apresentar os aspectos e a funcionalidade da Cozinha Comunitária local, equipamento público desenvolvido pelo governo do Estado. As cozinhas comunitárias visam fornecer refeições prontas a pessoas em situação de insegurança alimentar e em vulnerabilidade social, além de servir de espaço para capacitações em Educação Alimentar, com foco na inclusão social, alimentar e produtiva das famílias beneficiadas pela ação.
O evento apresentará, ainda, as ações executadas pelos órgãos envolvidos no projeto, visando ao fortalecimento da cozinha comunitária quilombola. Entre estes estão a Sedes, por meio das secretarias adjuntas de Segurança Alimentare Nutricional (Sasan) e de Assistência Social (SAAS); as secretariasde estado da Agricultura Familiar(SAF) e Igualdade Racial (Seir);a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).
Na ocasião, será formado o Comitê Gestor local e, em seguida, acontecerá reunião com representantes de órgãos estaduais, representantes de Conselho Estadual e Municipal e lideranças quilombolas locais. Durante o evento serão apresentadas propostas para a área, a partir da escuta das secretarias municipais. O evento culminará com a realização da oficina “consciência negra”, ministrada pela Seir e Sedes.
Serviço:
O que – Oficina Técnica Intersetorial Pró-Marudá;
Quando – Nesta quarta-feira (09), das 10h30 às 17h; e quinta-feira (10), das 8h30 às 12h;
Onde – Escola Municipal de Marudá, na comunidade quilombola de Marudá, no município de Alcântara;
Contato: Fabiana Santos (Ascom/Sedes) – (98) 99176 6158.