Moradores do Camorim são capacitados para o plantio de alimentos orgânicos
Os alimentos saudáveis estão, cada vez mais, presentes nos pratos de comida dos moradores do Camorim e arredores. A responsável por isso é a Associação Cultural do Camorim (Acuca), que, desde o início do ano, promove um curso gratuito de montagem de horta orgânica. O projeto tem o apoio da ONG Fundo Socioambiental Casa e da Caixa Econômica Federal.
— Nossos antepassados do Quilombo do Camorim já praticavam ideias como agrofloresta e alimentação saudável. Nosso objetivo é resgatar esses valores — explica Adilson Almeida, presidente da Acuca.
Segundo Almeida, com o passar dos anos, boa parte dos moradores da região perdeu o costume de cultivar os seus alimentos e passou a comprá-los no supermercado.
— Nós sabemos que boa parte dos alimentos vendidos no mercado foi cultivada com defensivos agrícolas. Os orgânicos são muito mais caros — explica.
O curso acontece na casa de uma das moradoras do quilombo e dura quatro fins de semana. Num deles é dada uma aula teórica; e nos outros são aulas práticas. Entre as lições há as de noções de preparação do solo compostagem.
— Cerca de 60 moradores já foram capacitados. Hoje, até mesmo os que moram em apartamentos têm as suas hortas verticais orgânicas — conclui.
Os interessados em participar devem entrar em contato com a Acuca pelo e-mail