• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Comunidades quilombolas recebem caminhões comprados via Microbacias 2

Em setembro, duas comunidades remanescentes de quilombos receberam caminhões adquiridos com recursos do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias 2 – Acesso ao Mercado. O programa, uma ação do Governo do Estado, executada pelas secretarias de Agricultura e Abastecimento, por meio da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), e do Meio Ambiente, via Coordenadora de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN), com financiamento parcial do Banco Mundial, visa a promover o desenvolvimento rural sustentável para ampliar as oportunidades de emprego e renda, inclusão social, preservação dos recursos naturais e o bem-estar dos agricultores familiares, comunidades indígenas e quilombolas. Os dois veículos custaram R$ 252.365,00.

A comunidade Pedra Preta/Paraíso, em Barra do Turvo, foi beneficiada com um caminhão baú ¾. A aquisição teve 1% de contrapartida da comunidade. O veículo será usado no transporte de produtos agrícolas produzidos no local. O projeto foi elaborado pelo analista de desenvolvimento agrário Ovanyr Vinicio Renesto, com apoio dos demais técnicos do escritório do Itesp em Pariquera-Açu e dos quilombolas. Presente à entrega o supervisor de Desenvolvimento, Valmir Mariano Ribeiro, e servidores.

A comunidade quilombola Pedro Cubas, em Eldorado, também recebeu seu novo veículo. Assim como a Pedra Preta/Paraíso, a compra contou com 1% de contrapartida da comunidade. Na oportunidade forma entregues utensílios de cozinha, para utilização nas festas e almoços comunitários. Estiveram presentes o coordenador da Regional Sul, José Renato Lisboa, o supervisor de Desenvolvimento do escritório de Eldorado, Marcos Roberto Viotti, o supervisor de Formação de Pariquera-Açu, Vagner da Cruz Martins, a analista de desenvolvimento agrário Maysa Severo Rabelo, o presidente da Associação da Comunidade Quilombola Pedro Cubas, Claudio José Miranda, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo