Governador recebe quilombola mais idoso de Mato Grosso
O governador Pedro Taques recebeu, nesta quarta-feira (13.07), Antônio Benedito da Conceição, mais conhecido como seo Mulato. Com 111 anos e considerado um dos cidadãos mais velhos de Mato Grosso, Mulato é quilombola e reside na comunidade Mata Cavalo, no município de Nossa Senhora do Livramento (cerca de 50 km de Cuiabá).
Durante a visita, seo Mulato contou sobre sua família, agradeceu ao governador pela receptividade, relembrou sua história para implementação da primeira escola na comunidade de Mata Cavalo e a briga para que os filhos pudessem estudar na unidade de ensino.
Segundo ele, a construção da escola se deu após o mesmo conseguir a doação de um terreno e apoio do prefeito da época. Devido à unidade não ser muito grande e não abrigar todas as crianças da localidade, a professora que havia sido destinada para o município acabou selecionando somente crianças brancas para estudar.
Ao saber do caso, seo Mulato voltou a conversar com o prefeito e também com a professora. Na época, a comunidade também foi convidada para discutir a situação. Após o esforço do quilombola, as crianças da comunidade puderam frequentar as aulas.
Pai de 13 filhos, seo Mulato casou-se duas vezes. Com a primeira esposa, que já é falecida, teve seis filhos. De um relacionamento passageiro, nasceu mais uma filha. Depois, se casou mais uma vez e teve mais seis filhos.
Gonçalina Almeida de Santana, que é bisneta de seo Mulato, ressaltou a receptividade do governador Pedro Taques. “Não é todo dia que um governador recebe uma família quilombola. Taques tem dado importância para as tradições de Mato Grosso, para o povo e cultura. Isso é importante, não só para a comunidade quilombola, mas para toda a população tradicional que neste Governo tem tido sua importância”.
Antes de deixar o Palácio Paiaguás, seo Mulato agradeceu novamente a recepção e ainda deixou uma mensagem aos servidores. “Que Deus nos proteja, abençoe, nos dê vida e saúde. É uma felicidade poder estar junto com o governador e todos vocês”.
Pedro Taques agradeceu a visita e reforçou que o aguarda no Palácio, novamente. "É uma honra receber seo Mulato, um dos cidadãos mais idosos de Mato Grosso graças a muito guaraná ralado, São Benedito e as orações que ele faz. Quero recebê-lo aqui todos os anos, até o final do meu mandato".