• (21) 3042-6445
  • comunica@koinonia.org.br
  • Rua Santo Amaro, 129 - RJ

Quilombo Machadinha recebe apresentações culturais em Quissamã

O II Encontro de Saberes Locais do Quilombo da Fazenda Machadinha será realizado neste sábado (9), a partir de 9h, no Memorial de Machadinha em Quissamã, no Norte Fluminense. O evento é será composto por apresentações culturais, feijoada, exposição e lançamento de livro “Flores da Senzala”.

A programação na parte da manhã contará com o Café da Resistência e Feira Orgânica, às 9h; a seguir, às 10h, com o Cortejo do Boi Vlade; às 11h, Mesa de abertura; logo depois, às 11h20, Roda de Conversa, com o tema: “Seus saberes, meus saberes, nossos saberes”, com a participação confirmada de Leandro Firmino, Ricardo Moreno, e Monica Dias.

No intervalo do evento, será servida a tradicional feijoada às 13h. As atividades retomam às 15h, com a Mesa Redonda dos resultados do Projeto Territórios Criativos, tendo como participantes, Fabiana Souza, Jovana Azevedo, Leonardo Guelman e Raimunda Soares.

Roda de Jongo será apresentada pelo grupo Tambores (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Quissamã)Roda de Jongo será apresentada pelo grupo
Tambores (Foto: Divulgação/ Prefeitura de Quissamã)

A terceira parte do encontro começa às 18h, com a inauguração da exposição: “Machadinha: memória viva”; a exibição de documentário de Pedro Gradella sobre a comunidade quilombola; e às 19h, o lançamento do livro: “Flores da Senzala”, de autoria da diretora do Memorial de Machadinha, Dalma dos Santos. Às 20h acontece a estreia do fado infantil de Machadinha e, na sequência, às 20h30, Jongo Tambores de Machadinha. O evento será encerrado às 22h, com baile.

O Memorial Machadinha foi criado com objetivo de preservar a memória da comunidade Quilombola e este trabalho vem sendo desenvolvido através de diversas programações, atividades e oficinas que acontecem durante todo ano.

A novidade durante o encontro é a inauguração do receptivo de pernoite no Quilombo Machadinha: "Pernoite Quilombola", de iniciativa do projeto de Turismo comunitário local/Territórios Criativos (UFF/MinC). Os moradores cadastrados pela Associação oferecem o pernoite com café da manhã, que é uma oportunidade dos convidados do II Encontro de Saberes conhecerem a hospitalidade local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo