Comunidade Quilombola inaugura loja de artesanato em Quissamã
A Casa de Artes de Machadinha ganhará uma loja de artesanato nesta sexta-feira (29) na Comunidade Quilombola, em Quissamã no Norte Fluminense. A ideia é fortalecer o turismo e as manifestações culturais de base na localidade. A inauguração acontece às 19h e em seguida haverá uma roda de Jongo com o grupo Tambores de Machadinha.
A diretora do Memorial de Machadinha, Dalma Ricardo, conta que os produtos que serão vendidos na loja são confeccionados pelo grupo que participa da oficina de artesanato na própria comunidade.
Desenvolvemos no Memorial todas às sextas-feiras, das 15h às 17h a oficina de fuxico, de confecção de cordões, de pregadeiras de cabelo e ímãs de geladeiras, com aproximadamente 10 mulheres daqui do Quilombo, que tem passado por aperfeiçoamento constantemente através da parceria dos professores da UFF de Rio das Ostras por meio do projeto Territórios Criativos”, destacou Dalma.
A roda de Jongo, que faz parte do cronograma de eventos do grupo, vai acontecer em frente à Capela de Nossa Senhora do Patrocínio. De acordo com o coordenador do grupo de Jongo Tambores de Machadinha, Wagner Nunes, o objetivo da loja é comercializar os produtos do quilombo, como bolsas, colares, pinturas, doces e outros produtos.
“O local será coordenado pela Associação de Remanescentes de Quilombo e pelos artesãos locais que já vendem seus produtos na própria comunidade”, explicou.
Territórios Criativos
Realizado pelo Projeto Prospecção e Capacitação em Territórios Criativos, que são bairros, cidades ou regiões que apresentam potenciais culturais criativos capazes de promover o desenvolvimento integral e sustentável, aliando preservação e promoção de seus valores culturais e ambientais, tem como uma das metas, fazer com que suas atividades geram trabalho, emprego, renda e inclusão social.
Em Quissamã, foi realizado em agosto de 2015, pela prefeitura através da Coordenadoria de Cultura e Turismo, em parceria com a Universidade Federal Fluminense – UFF e o Ministério da Cultura – MinC, o I Encontro de Saberes do Projeto Territórios Criativos, na Fazenda Machadinha.
O evento contou com diversas atividades com artes visuais, música, literatura, oficinas tendo como temas a culinária quilombola, a beleza negra, onde foram ensinadas trança afro, turbante e maquilagem, de histórias e memórias para crianças, de danças afros, de tambores e percussão, artesanato, exibição de vídeos, mesas de debates, cortejo de Bois, apresentação do Fado de Quissamã e do grupo de Jongo Tambores de Machadinha, entre outros.