Mulheres recebem atendimento de saúde em comunidade quilombola
Cerca de 70 mulheres receberam atenção especial neste sábado (24), em uma comunidade quilombola de Macapá. As pacientes fizeram exames preventivos de câncer do colo de útero, tiveram medição da pressão arterial, teste de glicemia e também receberam dicas e informações sobre câncer de mama.
A ação social aconteceu no Centro de Referência em Doença Falciforme e Núcleo de Apoio à Saúde da Vila do Goiabal, na comunidade da região Oeste da capital, como uma opção de melhorar os atendimentos feitos na unidade de saúde da localidade.
"O centro de saúde funciona de forma precária e não oferta esses serviços para a população. Nosso objetivo é levar exames e esclarecimentos a essas mulheres para que se sintam acolhidas e que, de certa forma, possamos ajudá-las com essa ação de saúde", disse Roberta Sanches, que ajudou a organizar a ação.
A iniciativa foi de estudantes do curso de enfermagem de uma faculdade de Macapá, com o objetivo de levar atendimento especial às mulheres.
"Além dos serviços de saúde estamos promovendo conhecimento através de palestras sobre câncer de mama, principalmente agora que estamos no 'Outubro Rosa', que mostra a luta contra esse tipo de doença", reforçou.