Agência Circuito Quilombola é criada para fortalecer o turismo de base comunitária
Com o intuito de fortalecer e operacionalizar o turismo nos Quilombos e dar condições de trabalho para os moradores das comunidades quilombolas, foi criada a Agência Circuito Quilombola. A Agência é um produto do Projeto de Turismo de Base Comunitária Quilombola que faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentado das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira (PDSCQ- VR), patrocinado pela Petrobras. O Circuito abrange sete quilombos (Ivaporunduva, Nhunguara, São Pedro, Pedro Cubas, Sapatu, André Lopes e Mandira). Com prédio cedido pela prefeitura a agência de turismo vai operacionalizar os receptivos turísticos nas comunidades dentro do Circuito Quilombola.
De acordo com José Rodrigues, presidente da CEPCE, ONG que viabilizou a execução do projeto, "a importância desta agência é grande para todos do Vale do Ribeira e por que não dizer, do Brasil". Ele explica que locais que tem como ponto forte a questão ambiental fica mais fácil sensibilizar as pessoas para o trabalho sustentável.
"Podemos aproveitar o potencial e gerar renda para as famílias conservando o ambiente, protegendo rios e nascentes, preservando as matas. A região se desenvolve pelo seu próprio potencial e exploramos de maneira sustentada. É isso que estamos pensando hoje. Mantendo nossa cultura e dando condições para os jovens continuarem em suas comunidades. Trouxemos a discussão e incluímos os jovens no trabalho direto. Eles podem trabalhar como monitores e levar os turistas para as trilhas, cachoeiras, cavernas. Eles produzem sua renda e não precisam sair daqui", explica.
O administrador/financeiro do CEPCE, Hernani Francisco da Silva, apresentou a estrutura da agência explicando a dinâmica deste novo empreendimento. "Existem receptivos em 5 comunidades quilombolas construídas de pau a pique. Elas serão pequenas agências dentro das comunidades quilombolas. Temos vans para facilitar o acesso aos quilombos. É um processo em desenvolvimento. Estamos trabalhando em todas as instâncias. Estamos trabalhando forte também na área de comunicação para trazer o sinal de internet e melhorar o sinal de celular nas comunidades", explicou.
O Prefeito da cidade de Eldorado, Eduardo Frederico Fouquet, disse estar bastante feliz com a parceria feita com o CEPCE para a realização desta ação. "A obra do prédio estava concluída e não sabíamos como implantar o artesanato na casa do artesão. quando o CEPCE nos procurou, esse trabalho já era um embrião. Era importante essa agência para atrair outras de mais cidades. Um aproveitando a estrutura do outro. É uma parceria que já deu certo", diz o prefeito.
De acordo com Eduardo Fouquet os próximos passos serão melhorar a hospedagem e a recepção aos turistas que virão. "Tudo está dentro do plano diretor que fala dos projetos quilombolas para os próximos 10 anos. Faremos um trabalho em nível regional. O que é bom para a região, incentivaremos sempre. Temos projetos de pontes novas nas áreas quilombolas e aldeias indígenas. Queremos facilitar o acesso dos turistas a todas essas comunidades", conclui.