30 de setembro de 2015
Secretaria da Educação e Prefeitura de Cachoeira firmam parceria para beneficiar quilombolas
A educação quilombola ganha mais um impulso na região do Recôncavo Baiano, nesta sexta-feira (2), com a parceria a ser firmada entre a Secretaria da Educação do Estado e o município de Cachoeira. A parceria faz parte do programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação e tem como foco, neste caso específico, a implementação das Diretrizes Curriculares Estaduais para a Educação Escolar Quilombola nas 15 unidades escolares da Bacia do Iguape.
Durante a atividade, realizada das 8h às 11h30, na Fundação Hasen Bahia, em Cachoeira, educadores das redes estadual e municipal de ensino e comunidades quilombolas participam de uma roda de conversa, com a presença do professor doutor Eduardo Oliveira, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
As Diretrizes Curriculares da Educação Quilombola já foram implantadas, de forma pioneira, no Colégio Estadual Eraldo Tinoco, instalado na comunidade quilombola, no distrito de Santiago do Iguape. O objetivo da Secretaria da Educação do Estado é fazer da unidade escolar uma referência para as 25 escolas que ofertam a educação quilombola no novo modelo no Projeto Político-Pedagógico (PPP). O Colégio Estadual Eraldo Tinoco possui 190 estudantes matriculados.